Asset 12 Asset 10 Asset 11 autodesk_icon_font_1_18_17_start_over-01

Keyboard ALT + g to toggle grid overlay

Impressão 3D

O que é impressão 3D?

A impressão 3D, também conhecida como fabricação aditiva, é o processo pelo qual objetos físicos são criados pela deposição de materiais em camadas, com base em um modelo digital. Todos os processos de impressão 3D requerem o trabalho conjunto de software, hardware e materiais.

A tecnologia de impressão 3D pode ser usada para criar tudo, de protótipos e peças simples a produtos finais altamente técnicos, como peças de avião (Inglês), construções sustentáveisimplantes médicos que salvam vidas e até mesmo órgãos artificiais com o uso de camadas de células humanas.

Métodos comuns de impressão 3D

A tecnologia de impressão 3D avança rapidamente e está se tornando um recurso confiável para a fabricação em massa de peças. A cada dia, cientistas e inventores estão descobrindo novas maneiras de aplicá-la.

Fabricação de filamentos fundidos (FFF)
Também conhecida como modelagem por deposição de material fundido (FDM). Este método de impressão 3D aquece e efetua a extrusão de materiais plásticos. Ele é comum em impressoras 3D de pequeno porte e profissionais. Como exemplos de impressoras 3D temos a MakerBot Replicador e a Ultimaker 2.

Estereolitografia (SLA, Stereolithography)
Este método de impressão 3D usa luz UV para curar ou enrijecer resinas, camada por camada. Como exemplos de impressoras 3D temos a Autodesk Ember e a Formlabs Form 1.

Sinterização seletiva a laser (SLS, Selective laser sintering)
Comum na fabricação industrial, este método de impressão 3D usa laser para fundir materiais em pó, camada por camada. Como exemplos de fabricantes de impressoras 3D temos a EOS e a 3D Systems.

Uma plataforma aberta para impressão 3D

O Spark é uma plataforma aberta de tecnologias e serviços de impressão 3D que conecta hardwares, softwares e materiais. Hoje, o fluxo de trabalho de impressão 3D, desde o projeto até a fabricação, é, muitas vezes, fragmentado. Isso pode tornar a impressão 3D complicada e não confiável para muitos usuários finais.

Com APIs, SDKs, aplicativos de amostra e serviços do Spark, estamos fornecendo ferramentas às empresas para ajudar a fechar essas lacunas, para que a impressão 3D possa funcionar melhor para todos.

Destaques da impressora 3D

O Ember usa tecnologia SLA de processamento de luz digital de alta resolução. Como parte de uma plataforma de impressão 3D aberta, o Ember pode funcionar com várias resinas.

Fabricação aditiva hoje

Aproveite os aprimoramentos da fabricação aditiva para criar produtos melhores mais rapidamente e manter-se à frente da concorrência.

Impressão 3D para desenvolvedores

Participe da nossa plataforma Spark para ter acesso a APIs de impressão 3D, SDKs e aplicativos de amostra.

Gratuito para estudantes e professores

O Project Ignite leva o aprendizado baseado em projeto às salas de aula, por meio de projetos práticos e impressão 3D.

Destaques do portfólio de impressão 3D

  • Fusion 360 (Inglês)
    Conecte todo o seu processo de desenvolvimento de produtos em uma única plataforma na nuvem. Envie seus projetos diretamente do Fusion 360 para sua impressora 3D ou para um prestador de serviço de impressão 3D.
    Faça uma avaliação gratuita de 30 dias (Inglês)

  • Within (Inglês)
    No projeto gerativo, as soluções de software ajudam engenheiros e especialistas em implantes ortopédicos a produzir projetos com tramas leves para fabricação aditiva.
    Saiba mais sobre o Within (Inglês)

  • Maya
    Crie animações 3D para videogames, filmes e televisão. Imprima modelos 3D para animação em stop-motion ou imprima acessórios e peças para cenas que combinam ação ao vivo e elementos de CGI.
    Faça uma avaliação gratuita de 30 dias

  • Netfabb
    O Netfabb permite um fluxo de trabalho completo de fabricação aditiva industrial, do conteúdo à usinagem, tornando mais rápida e fácil a preparação de modelos para a impressão 3D.
    Saiba mais sobre o Netfabb

  • Tinkercad
    O Tinkercad é uma ferramenta de projeto 3D gratuita baseada na Web para amadores, professores e estudantes de todas as idades. Crie projetos de decoração, joias, brinquedos, modelos de Minecraft e muito mais.
    Saiba mais sobre o Tinkercad

Veja como as pessoas estão usando a impressão 3D

Companhias aéreas do futuro (Inglês)
Um grupo de engenheiros muito criativos projeta sua visão para o futuro das viagens aéreas com tecnologias avançadas, como projeto gerativo (Inglês) e impressão 3D.

Como as impressoras 3D funcionam?
Saiba mais sobre as quatro principais tecnologias de impressão 3D: modelagem por deposição de material fundido, estereolitografia, processamento de luz direta e sinterização seletiva a laser.

Impressão de um fone de ouvido mais seguro para os amantes da música
Pioneira na fabricação de monitores de ouvido para músicos profissionais, a Asius Technologies usou impressão 3D para criar um fone de ouvido que atua mais como um tímpano humano.

Projete, crie e imprima seus próprios brinquedos em 3D
Crie seus próprios brinquedos, do início ao fim, com o ecossistema de impressão 3D ThingMaker da Mattel.

A impressão 3D na realização de filmes
Por que Hollywood ama a impressão 3D.

Projeto de joias com o Fusion 360 e o Ember
Veja como um pingente passou de modelo CAD a uma bela peça fundida em prata de lei.

Impressão de materiais em 3D mais amigável para o meio ambiente
Pesquisadores de iniciação científica da Universidade da Califórnia, Berkeley, buscam resinas mais seguras e sustentáveis para impressão 3D.

Leia mais sobre a impressão em 3D
Você sabia que a NASA levou ao espaço a primeira impressora 3D para gravidade zero? Saiba mais sobre a impressão 3D com o Redshift.