Asset 12 Asset 10 Asset 15 Asset 15 - - - - autodesk_icon_font_04_06_16_kl Asset 11 autodesk_icon_font_04_06_16_kl autodesk_icon_font_1_18_17_start_over-01

Keyboard ALT + g to toggle grid overlay

O arquiteto espanhol David Romero recria edifícios perdidos de Frank Lloyd Wright com o AutoCAD

O arquiteto espanhol David Romero queria simplesmente expandir suas habilidades de modelagem 3D. Fã do trabalho de Frank Lloyd Wright desde que era estudante de arquitetura, David decidiu modelar um dos edifícios de Wright: a casa de Rose Pauson, concluída em 1942, mas totalmente incendiada em 1943. Ele escolheu essa estrutura específica porque as ferramentas 3D servem precisamente para esta finalidade: ver algo que não existe mais.

pauson-house1
pauson-house2
Renderizações da casa de Rose Pauson em Phoenix, Arizona. A casa, projetada por Wright em 1939, foi concluída em 1942. Porém, um ano mais tarde, ela foi completamente destruída em um incêndio, quando uma brasa caiu da lareira e ateou fogo em uma cortina próxima. Imagem cordialmente cedida por David Romero.

Enquanto avançava com a primeira renderização da casa de Pauson, Romero percebeu as tremendas possibilidades disponíveis e descobriu uma nova paixão em sua vida. Ele deu início ao projeto Hooked on the Past para explorar a história da arquitetura e, até agora, já concluiu renderizações impressionantes da casa de E.A. Smith, da Trinity Chapel e do Larkin Administration Building, todos projetados por Wright. David também trabalha em estreita colaboração com o Frank Lloyd Wright Conservancy. Além disso, ele atraiu bastante interesse da mídia, desde a revista Wired até o The New York Times.

Projetada por Frank Lloyd Wright em 1958, a Trinity Chapel não chegou a ser construída para a Universidade de Oklahoma. Imagem cordialmente cedida por David Romero.
Renderização do Larkin Administration Building, projetado por Frank Lloyd Wright em 1903 e concluído em 1906 para a Larkin Soap Company em Buffalo, Nova Iorque. Por volta de 1943, a empresa estava em declínio e foi obrigada a vender o edifício. Em 1950, ele foi vendido novamente e demolido para a construção de um posto de caminhões que nunca foi concluída.

Nesta entrevista, Romero compartilha como ele usa o AutoCAD para ajudar a criar essas renderizações, o processo e o que ele acredita que Wright pensaria sobre a tecnologia de hoje.

Você pode nos contar um pouco mais sobre o processo de usar os desenhos ou as fotos de Frank Lloyd Wright e transformá-los em renderizações 3D digitais?

Primeiro, eu reúno todas as informações possíveis sobre a obra em questão: modelos, planos, elevações, perspectivas, fotografias etc. Com essas informações, eu modelo o edifício no AutoCAD, e praticamente tudo é feito lá. Se há fotografias ou perspectivas desenhadas à mão por Wright, elas me dão uma ideia dos materiais e da imagem final do edifício.

autocad-pauson
autocad-trinity
autocad-larkin
Recriação no AutoCAD da casa de Pauson, da Trinity Chapel e do Larkin Administration Building de Frank Lloyd Wright.

Em seguida, exporto o conteúdo para o 3ds Max, onde adiciono as luzes, as câmeras e as texturas, bem como os detalhes dos móveis e da vegetação. Por fim, terminadas todas as renderizações, eu costumo usar o Photoshop para fazer pequenos ajustes nas imagens finais.

Qual foi a parte mais desafiadora das renderizações que você fez até agora e como superou esses desafios?

Com o Larkin Administration Building, criar as esculturas foi um verdadeiro desafio. Com a casa de Pauson, criar uma textura convincente que imitasse a "alvenaria árida" foi um longo processo que provavelmente exigiu mais de um mês de trabalho. Com a Trinity Chapel, a forma triangular exclusiva do edifício, em plano e elevação, é bastante complexa de modelar, e tive que refazê-la várias vezes para que correspondesse perfeitamente à obra de Wright.

larkin
Imagem cordialmente cedida por David Romero.
pauson-house
Imagem cordialmente cedida por David Romero.
trinity-chape
Imagem cordialmente cedida por David Romero.

Por que o contato com o passado é tão importante para a arquitetura de hoje?

O trabalho de Wright continua a inspirar muitos arquitetos contemporâneos, inclusive eu, e, nesse sentido, acredito ser um passado que não perdeu sua validade. Por outro lado, espero que meu trabalho também contribua para aumentar a consciência pública sobre a necessidade de preservar essa parte do nosso patrimônio artístico e do século XX. Talvez pelo fato de estar tão perto, esse patrimônio não está tão bem protegido quanto deveria. Esses edifícios foram autênticas obras de arte, e espero que meu trabalho possa mostrar a beleza daquilo que perdemos.

es-smith-house1
es-smith-house2
Renderização da casa demolida do casal E.A. Smith, projetada por Frank Lloyd Wright. Imagem cordialmente cedida por David Romero.

Você tem planos para novos projetos e renderizações?

Minha lista de tarefas é muito longa. Neste momento, estou modelando o Ocotillo desert camp de Wright. Além de Wright, gostaria de recriar as obras de outros arquitetos modernos, como Aalto, Mies van der Rohe ou Le Corbusier. Também estou interessado em arquitetura clássica greco-romana. Em resumo, desde os primeiros templos da Mesopotâmia até os dias atuais, há muito o que explorar.

O que você acha que Frank Lloyd Wright pensaria sobre a tecnologia disponível para a arquitetura hoje em dia?

Wright era um gênio e um homem à frente do seu tempo, pois soube aproveitar a tecnologia ao máximo para criar edifícios que continuam a nos fascinar ainda hoje. Se estivesse vivo, ele seria fiel ao seu espírito e continuaria a usar a tecnologia do presente de maneiras inéditas e criativas que certamente nos surpreenderiam.

All components are designed with precision in AutoCAD
Imagem cordialmente cedida por David Romero.
All components are designed with precision in AutoCAD
Imagem cordialmente cedida por David Romero.
All components are designed with precision in AutoCAD
Imagem cordialmente cedida por David Romero.

Dê o próximo passo!

Encontre a opção de assinatura que melhor se adequa à sua necessidade.

Solicite um contato

Veja os preços

Autodesk, Inc. • 111 McInnis Parkway • San Rafael, CA 94903

Autodesk, o logo da Autodesk, AutoCAD, AutoCAD LT, TrustedDWG são marcas registradas ou marcas comerciais da Autodesk, Inc., nos EUA e/ou em outros países. Todos os outros nomes de marcas, nomes de produtos ou marcas comerciais pertencem a seus respectivos proprietários. A Autodesk reserva-se o direito de alterar ofertas de produtos e serviços, especificações e preços a qualquer momento, sem aviso prévio, e não se responsabiliza por erros tipográficos ou gráficos que possam ocorrer neste documento.