Asset 12 Asset 10 Asset 15 Asset 15 - - - - autodesk_icon_font_04_06_16_kl Asset 11 autodesk_icon_font_04_06_16_kl autodesk_icon_font_1_18_17_start_over-01

Keyboard ALT + g to toggle grid overlay

Flo Cycling: um empreendimento familiar

Gêmeos idênticos, Jon e Chris Thornham compartilham muito mais do que a incrível semelhança física. Sua formação profissional também é a mesma.

Ambos cursaram engenharia mecânica na University of New Brunswick, e foi lá que conheceram o AutoCAD e o Inventor. Após concluírem o curso, trabalharam juntos em Las Vegas, projetando sistemas de esgoto, antes de mudarem para a área de engenharia de vendas.

Há cinco anos, uma oportunidade de projeto, e de negócios, saltou aos olhos de Chris. Como triatleta, ele sofria com os altos preços dos aros para sua bicicleta. Inconformado com a situação e com a clara incompatibilidade que ele percebia entre qualidade e preços acessíveis foram as sementes da startup que acabou fundando com o irmão: a
Flo Cycling.

Imagem gentilmente cedida por Sebron Snyder.

“Na verdade, eu não era ciclista, mas Chris estava precisando de rodas para uma corrida”, conta Jon. “Na época, havia dois tipos de empresas. Algumas investiam pesado em pesquisa e desenvolvimento, trabalho de engenharia e estudos de aerodinâmica. Elas produziam rodas muito velozes, mas que eram vendidas no modelo de distribuição padrão. Isso significava uma grande incidência de aumentos nos preços, com a aplicação do chamado índice markup, especialmente no mundo do ciclismo. O produto final saía muito caro, variando entre US$ 2.500 e US$ 3.000 o jogo.

“Também havia aquelas que vendiam diretamente ao consumidor, eliminando totalmente o índice markup”, prossegue ele. “Mas o que elas faziam era comprar em outros países um produto no chamado "molde aberto", sem nenhuma exclusividade. Era uma tecnologia muito antiga e com resultados lentos. Os preços eram mais baixos, mas o produto deixava a desejar.”

Com o conhecimento de engenharia mecânica que possuíam, Jon e Chris perceberam que poderiam criar um produto com qualidade excelente e, adotando um modelo de venda direta ao consumidor, conseguiriam manter preços acessíveis. Eles decidiram acreditar e tentar a sorte. Em seu primeiro projeto da FLO 60, 90 e DISC, eles usaram o Inventor e o AutoCAD. O AutoCAD foi crucial na comunicação com o fabricante de Taiwan, que exigia arquivos DWG.

Imagem gentilmente cedida pela Flo Cycling.

“Sinceramente, eu não entendia nada de componentes de rodas de bicicletas”, comenta Jon. “Mas tratei de aprender rápido e parti para o primeiro projeto. Na época, muitas empresas ainda fabricavam com base em modelos físicos testados em túneis de vento.

“Esses túneis custavam caríssimo, algo entre US$ 600 e US$ 900/hora, o que elevava o custo de produção de todos os protótipos físicos”, prossegue ele. “Desenhando tudo no software Autodesk e usando software de dinâmica de fluidos computacional, conseguimos estudar o desempenho de um projeto no túnel de vento com muito mais economia. Após terminarmos de projetar as rodas usando o software, abrimos os moldes para produzir as rodas e as levamos ao túnel de vento para verificar os resultados. Conseguimos criar produtos muito velozes, e esta foi a nossa primeira linha.”

Imagem gentilmente cedida pela Flo Cycling.

Algo que eles não demoraram a descobrir foi que ser dono de uma startup não é trabalho para os fracos. Como acontece em tantas outras empresas, eles enfrentaram grandes dificuldades, da perda de um investidor até problemas de manufatura. Mas, apesar dos desafios, perseveraram e venceram. Seu modelo de venda direta ao consumidor e o processo de fabricação adotado foram um grande sucesso: os clientes da Flo Cycling pagam muito menos e têm os mesmos desempenho e velocidade de outros com custo muito mais alto.

Com uma linha de oito modelos e mais seis que deverão ser lançados até o final do ano, Jon e Chris continuam inovando e aperfeiçoando suas rodas de bicicletas. Em seus projetos mais recentes, a Flo Cycling contou com um orçamento maior para pesquisa e desenvolvimento. O Inventor agora integra um processo com múltiplos estágios e uma abordagem totalmente diferenciada para os testes de túnel de vento.

“Queríamos descobrir como chegar a um produto com base na experiência real do ciclista na pista”, explica Jon. “Criamos um computador customizado, montado na dianteira da bicicleta, e coletamos 110 mil pontos de dados em vários percursos do Ironman e condições de ciclistas. Após reunir e analisar esses dados, criamos um algoritmo.”

Com ele, Jon e Chris conseguiram pesquisar os formatos mais velozes. Eles não testaram 10 nem 12 formatos no túnel de vento; foram 500. A partir daí, deixaram o trabalho por conta do software e conseguiram chegar ao melhor projeto possível.

Imagem gentilmente cedida pela Flo Cycling.

“Sob a perspectiva da aerodinâmica e da velocidade, estamos no mesmo patamar das empresas líderes do mercado, que existem há 20 anos”, orgulha-se Jon. “Chegamos a essa marca em muito menos tempo, devido ao processo de projeto e ao software que usamos. As pessoas que competem usando nossas rodas pagam muito menos e têm os mesmos benefícios oferecidos por um produto muito mais caro.”

E que conselho os irmãos dariam a outros engenheiros mecânicos interessados em mergulhar de cabeça no sonho da startup própria?

“Se você estiver pensando em montar um negócio de manufatura de produtos físicos, tenha em mente que fabricar é um trabalho muito mais difícil do que parece no papel”, afirma Jon. “Para evitar ao máximo essa dificuldade, meu conselho é usar software, para identificar erros precocemente e, assim, cortar custos. Hoje, o software agiliza imensamente o processo de manufatura e produção, muito mais do que a maioria das pessoas pode imaginar.”

Dê o próximo passo!

Encontre a opção de assinatura que melhor se adequa à sua necessidade.

Solicite um contato

Veja os preços

Sign up for updates and offers

Sign up for email updates to receive special offers and the latest news.

Sign Up Now
Sign up for updates
Stay up to date with the latest resources.

Autodesk, Inc. • 111 McInnis Parkway • San Rafael, CA 94903

Autodesk, o logo da Autodesk, AutoCAD, AutoCAD LT, TrustedDWG são marcas registradas ou marcas comerciais da Autodesk, Inc., nos EUA e/ou em outros países. Todos os outros nomes de marcas, nomes de produtos ou marcas comerciais pertencem a seus respectivos proprietários. A Autodesk reserva-se o direito de alterar ofertas de produtos e serviços, especificações e preços a qualquer momento, sem aviso prévio, e não se responsabiliza por erros tipográficos ou gráficos que possam ocorrer neste documento.