Keyboard ALT + g to toggle grid overlay

Projetando a bicicleta dos sonhos com o AutoCAD

Há dois anos, Hong Quan andou em uma bicicleta elétrica (e-bike) e se apaixonou. Passeios a longa distância? Sim. Uma alternativa melhor de transporte para o trabalho? Sim.

Porém, Quan, que também é um ciclista ávido, não gostou do projeto da e-bike. Elas eram muito pesadas; ele queria sentir que estava em uma bicicleta "de verdade". E o preço: de $4.000 a $8.000? Um absurdo!

Quan decidiu resolver o problema com as próprias mãos - literalmente. Ele embarcou em uma missão com o objetivo não apenas de fazer e-bikes com preços mais acessíveis, mas também projetar uma bicicleta dos sonhos sem comprometer a qualidade.

Quan’s vision
A visão do Quan – uma bicicleta perfeita que não comprometa a qualidade.

Em um ano ele fundou a Karmic Bikes, projetou, obteve fundos por meio de crowdfunding, fez o protótipo e vendeu seu primeiro modelo de e-bike chamado Koben. Ela foi construída com peças de primeira linha e realizou a meta de um projeto de bicicleta leve. E o melhor de tudo é o preço: $1.899.

Mas o Quan não parou por aí.

A etapa seguinte do projeto da e-bike.
Agora, Quan está focado em uma nova meta e na campanha Kickstarter para a sua mais nova e-bike. Diferentemente da maioria das e-bikes, a nova Kyoto foi projetada especialmente para mulheres.

Para esse modelo, mais uma vez ele contou com a ajuda de Joe Murray, um lendário adepto de mountain biking e projetista de bicicletas, que também foi um dos primeiros indicados ao Mountain Bike Hall of Fame. Usando o AutoCAD, a Karmic Bikes saiu do papel e obteve um protótipo 95% completo em seis meses.

Hong Quan, fundador da Karmic Bikes

"A Kyoto está sendo lançada porque o mercado feminino está mal servido", comentou Quan. "Algumas e-bikes se intitulam bicicletas femininas, mas muitas empresas tentam atender o público feminino fazendo bicicletas menores e pintando-as de rosa. Não são bicicletas muito boas e, para nós, o objetivo principal sempre foi fazer bicicletas ótimas."

O que faz a Kyoto ser tão diferente? Quan explicou se tratar de um estilo urbano clássico, com um quadro mais alto e de fácil acesso. Ela tem paralamas, faróis, freios a disco hidráulicos fortes e uma combinação moderna de motor e bateria Shimano. A Kyoto também expandiu a opção de cores e está disponível em branco, azul claro e roxo.

The Kyoto bike
A bicicleta Kyoto com os componentes modernos da Shimano.

"Começamos do zero para criar a Kyoto", disse o Quan. "Ela foi criada basicamente para andar pela cidade ou fazer compras. Você pode até colocar um bagageiro atrás para levar uma criança na garupa. A maneira como você usa a bicicleta influenciou no projeto. Não nos focamos tanto em potência e velocidade A Kyoto é mais focada em conforto e confiabilidade, então ela é completamente diferente da Koben nesse sentido".

Quan também assumiu o compromisso de seguir com o preço baixo, mantendo a Kyoto com o mesmo valor da Koben S, a $2.799.

The seat on the Kyoto bike
O selim da bicicleta Kyoto foi projetado para ser confortável.

"Acho que há um conceito errado de que as nossas bicicletas não são boas porque são baratas", disse Quan. "Mas as pessoas precisam entender o modelo de negócios do setor de bicicletas, em que as fábricas retêm de 30 a 40 por cento da margem. Vendemos diretamente para os consumidores, por isso podemos vender uma bicicleta que normalmente custaria de $4.000 a $5.000 por $2.800".

E outro componente importante para manter o preço baixo e a alta qualidade do projeto? A abordagem da Karmic Bike em usar o AutoCAD.

O AutoCAD faz a diferença.
Como em muitos outros setores, o AutoCAD é a plataforma universal para o mundo das bicicletas, de empresas de bicicletas até fabricantes. Ele também é essencial para os projetos da Karmic Bikes.

"Definimos os parâmetros geométricos em três tamanhos diferentes e as variações entre cada lado, e depois fazemos o projeto do quadro", contou o Quan. O nosso tubo do selim é muito diferente e é uma das nossas inovações de projeto. Ninguém nunca usou isso dessa forma ainda. O tubo do selim é redondo, mas tem uma forma de D com um lado plano para apoiar e acoplar a bateria. Além disso, colocamos a bateria embaixo do ciclista para que o centro de gravidade ajude no manejo e na estabilidade. Tudo isso é possível com o AutoCAD."

Estar no mesmo nível que os projetistas de quadro remotos e também com as fábricas e fornecedores de Taiwan é um grande benefício para Quan. Os fabricantes normalmente enviam um arquivo AutoCAD 2D do projeto do quadro, e a equipe da Karmic Bike analisa a folha de trabalho.

"Verificamos as folgas e formas dos tubos... verificamos tudo", afirma Quan. "Em seguida, aprovamos ou fazemos mudanças. Estou em Palo Alto e o nosso designer de quadros está no Arizona. Ele revisa o arquivo e envia cometários do tipo "Mova isso 2 cm, mude esse ângulo 1 grau". Ele faz todas essas mudanças para enviar de volta para a fábrica."

All components are designed with precision in AutoCAD
Todos os componentes são projetados com precisão no AutoCAD.

"O motivo pelo qual usamos o AutoCAD é porque as mudanças podem ser vistas no arquivo de trabalho". "O arquivo é enviado para outra fábrica que faz os quadros para nós. Dessa forma, a nossa margem de erro é zero. Tudo tem que se encaixar perfeitamente e exatamente no lugar certo conforme as especificações. O arquivo então volta para a nossa fábrica de montagem, onde todos os quadros são verificados de novo antes de serem encaminhados para pintura e montagem".

Como cofundador de uma startup, Quan acredita que o AutoCAD é indispensável para os seus projetos e um fator de democratização para a sua empresa como um todo.

"Mesmo para uma empresa pequena como a nossa, com menos de dez pessoas, podemos fazer um produto tão bom, se não melhor, do que qualquer pessoa no mundo", disse Quan. "Estamos todos no mesmo nível em termos de software." Mas agora Quan tem em mente outra ideia inovadora. Ele quer provar uma coisa.

"Queremos mostrar ao setor de bicicletas a necessidade de uma excelente bicicleta para mulheres", disse Quan. "Acho que é como uma carta de amor para todas as mulheres de nossas vidas porque até agora elas foram esquecidas".

Ebike designed specifically for women
Uma bicicleta elétrica projetada especificamente para mulheres.