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Wagemaker usa AutoCAD Civil 3D e Revit para instalar viaduto em quatro dias

Ao embarcar no projeto de um novo viaduto ferroviário em Feanwâlden, uma cidade na província da Frísia, na Holanda, a empresa de engenharia civil Wagemaker deparou-se com dois percalços: a sincronização e a união dos mundos digital e analógico.

Para um de seus primeiros grandes projetos BIM em 2013, a Wagemaker decidiu usar o AutoCAD Civil 3D e o Revit para encontrar uma solução para um problema comum no setor de infraestrutura: tentar atender à crescente demanda por BIM, mas apenas com mapas, PDFs ou coordenadas para fazê-lo.

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"A via expressa que passaria debaixo do viaduto ferroviário proposto já estava projetada, mas não tínhamos muita informação", diz Mark Wullink, engenheiro de BIM da Wagemaker. "O município nos deu uma ideia geral da estrada, por exemplo, XYZ era o centro dela, algumas coordenadas e esse tipo de coisa. Não havia muita informação digital.

"Não poderíamos usar essa pequena quantidade de informações para construir o viaduto. Então, tivemos que fazê-lo nós mesmos", ele continua. "Eu fiz a localização no AutoCAD Civil 3D para usar como referência para o modelo do Revit. Então, consegui projetá-lo facilmente a partir daí".

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Mas esse não foi o único desafio: o tempo era essencial com apenas um fim de semana prolongado para a construção real. Com a ferrovia já existente, foi necessário descobrir uma maneira de instalar o viaduto - tudo com impacto mínimo na programação e no serviço da ferrovia. Quando concluído o viaduto, pôde-se dar continuidade à construção da via expressa embaixo dele.

"O viaduto inteiro foi construído ao lado da linha ferroviária durante alguns meses", diz Wullink. "Mas a instalação foi muito mais rápida. Em apenas quatro dias, a empreiteira retirou toda a seção da ferrovia, desenterrou-a, colocou o viaduto e depois reconstruiu os trilhos da ferrovia. Usando o AutoCAD Civil 3D e o Revit, pudemos esclarecer à empreiteira e a todas as partes o funcionamento, bem como organizar em fases cada parte do projeto visualmente."

 

Assista a este pequeno vídeo de 30 segundos para ver como a Wagemaker conseguiu cumprir seus prazos.

Essa visualização foi um componente importante para o sucesso do projeto de Feanwâlden. A Wagemaker já havia dado início à BIM, mas o sucesso encontrado nela como um dos primeiros projetos-piloto de uma adoção que é parte integrante de todos os projetos da empresa agora. A Wagemaker é conhecida por suas estruturas civis, e seus trabalhos de engenharia dependem de suas assinaturas do AutoCAD Civil 3D e Revit. A Wullink também enxerga a importância do AutoCAD Civil 3D e de dados abertos, que ela pode incorporar facilmente em projetos, mas o principal entre os benefícios é a colaboração e a comunicação.

"Como muitas empresas usam o AutoCAD Civil 3D para a modelagem de estradas de terreno e outras coisas, queremos poder nos conectar a elas facilmente e nos comunicar", diz Wullink. "Tendo os arquivos do AutoCAD Civil 3D, agora podemos integrá-los facilmente a nossos modelos do Revit para que não tenhamos nenhum problema."

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E há outro motivo importante para que trabalhem com o AutoCAD Civil 3D e o BIM: a Wagemaker acredita nele e os clientes veem benefícios incríveis.

"Quando estávamos trabalhando no projeto de Feanwâlden, o município queria 3D", diz Wullink. "Eles só queriam ver imagens 3D do viaduto. E logo nos perguntamos por qual motivo fazer visualizações 2D problemáticas novamente? Por que não fazer uma visualização 3D com medidas? Agora, tudo o que fazemos é 3D - e é isso que os clientes esperam de nós. O 3D é mais claro, menos propenso a erros e nos ajuda a melhorar o trabalho".

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Imagens gentilmente cedidas por Wagemaker, Provincie Fryslân, Prorail e Max Bögl.

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