Transformação digital nas cidades

A Modelagem da Informação da Construção (BIM) é um conjunto de políticas, processos e tecnologias que reduz custos e prazos de obras públicas. Entre os principais resultados de adotar BIM está o acesso rápido da população aos serviços do município.

Além dos benefícios imediatos, a gestão municipal ainda poderá:

Coordenar contratos com mais facilidade e planejar manutenções no tempo certo

Obter informações em tempo de real sobre andamento de obras de infraestrutura

Estudar a viabilidade de cenários de intervenção atrelados ao custo-benefício

O BIM na administração pública já é Lei

Estratégia BIM BR

A Estratégia BIM BR tem por finalidade promover um ambiente adequado ao investimento em BIM e sua difusão no país. O Governo Federal busca alcançar resultados que representam benefícios diretos à administração pública.

Decreto 10.306 (BIM Mandate)

Estabelece a utilização do BIM na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal, no âmbito da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM - Estratégia BIM BR.

Nova lei das licitações

Nas licitações de obras e serviços de engenharia e arquitetura, sempre que adequada ao objeto da licitação, será preferencialmente adotado o BIM ou tecnologias e processos integrados similares ou mais avançados que venham a substituí-lo.

Cidades Inteligentes

Modernização é o caminho

Os desafios na gestão pública incluem cenários pouco tecnológicos e desconectados. Para resolvê-los é preciso ter soluções criativas e consolidar informações em bancos digitais de projetos, obras e gestão de ativos.

Seja preventivo e preditivo

A prevenção e a predição de impactos antecipam tomadas de decisão e melhoram a forma de gerenciamento das cidades. Assim, é possível atender às necessidades de amanhã, com dados acessíveis, utilizáveis ​​e relevantes.

Gerencie em contexto

Em uma cidade inteligente, o uso da tecnologia melhora a governança, o planejamento, o gerenciamento e a habitabilidade. Com dados do mundo real, as demandas dos cidadãos são melhor atendidas.

Mobilidade, Urbanismo, Drenagem e Mitigação de Riscos

Conheça experiências de uso de BIM e GIS para superar desafios municipais nos webinars on-demand abaixo:

Curitiba aplica BIM Autodesk para projetos e obras de Mobilidade Urbana

Eleita cidade mais inteligente e conectada do Brasil, pelo Ranking Connected Smart Cities 2022, Curitiba está investindo em seu laboratório especializado em BIM (LABIMPMC) por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). O objetivo é inovar no planejamento urbano a partir do sistema de mobilidade, ponto em que a cidade sempre foi pioneira. Leia na íntegra o artigo completo.


BIM para Infraestrutura na Secretaria de Estado de Obras do DF

O processo de adoção do BIM e sua implementação com ênfase em infraestrutura nos processos da Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura (SODF), tem contribuído para acelerar a execução de projetos e obras públicas de requalificação urbana em áreas consolidadas no DF. Além de permitir que a superação de desafios inerentes a invasões em áreas públicas, interferências e falta de acessibilidade.


Experiência de adoção do BIM no Plano Geral de Drenagem de Lisboa

A capital portuguesa investiu em um Plano Geral de Drenagem para mitigar riscos de enchentes na cidade e usufruiu dos benefícios do BIM e de tecnologias Autodesk. A equipe municipal estabeleceu o uso da Autodesk Construction Cloud como Ambiente Comum de Dados (CDE) para subsidiar a gestão de documentos de forma inteligente, a comunicação entre todos os envolvidos e a fiscalização do empreendimento.


Infraestrutura viária e urbanismo em BIM para melhorias em Foz do Iguaçu

A digitalização no urbanismo tem se tornado chave para materializar implantações de excelência em grandes cidades. Conheça o caso de sucesso de adoção do BIM nos projetos de urbanismo de Foz do Iguaçu e os papéis fundamentais da contratante Fundação Parque Tecnológico de Itaipu e da contratada TPF Engenharia para o desenvolvimento de melhorias pela cidade.


Transformação digital de Madri

Em todo o mundo, a implementação da transformação digital na concepção, construção e gestão de projetos urbanos tornou-se essencial para garantir os melhores resultados. Conheça dois exemplos marcantes da aplicação da metodologia BIM, gestão de dados e sua integração em um modelo digital em um dos mais importantes projetos de transformação urbana atualmente realizados na Europa: Madrid Nuevo Norte.


bim-foz-do-iguacu

Urbanização e contenção de encostas em BIM na cidade do Recife

Autarquia de Urbanização do Recife, no papel de contratante, e a TPF, no papel de contratada, apresentaram os desafios, fluxos de operação, controle e fiscalização das intervenções que têm sido conduzidas por meio de soluções BIM e ambiente comum de dados. Apresentação que dará ênfase ao contrato da Encosta Vila dos Milagres, devido o cenário de vulnerabilidade.


Dados e a conectividade nas cidades

REALIDADE AUMENTADA

Gênova: cidade digital

Uma réplica perfeita em formato digital da cidade de Gênova, na Itália, permite navegação tanto na superfície quanto no subsolo graças ao BIM e à realidade virtual, que fornece à Prefeitura dados em tempo real por meio de ferramentas de realidade aumentada.


TECNOLOGIA CONTRA ENCHENTES

Protegendo o passado de Florença do futuro

O excesso de água na cidade que já foi lar de Leonardo da Vinci, Michelangelo e Botticelli pode ameaçava o legado artístico e cultural destes grandes artistas. Mas a tecnologia possibilitou antecipar e mitigar enchentes, protegendo o patrimônio da cidade italiana.


CÓPIA TOTALMENTE DIGITAL

Preservação digital do Museu do Ipiranga

O modelo digital 3D do Museu do Ipiranga terá impactos duradouros para gerações futuras, impedindo perdas por deterioração, mudanças climáticas e acidentes. O scan-to-BIM produziu uma cópia digital, agora compartilhada com o Brasil e o mundo.


O que é uma Ilha de Calor Urbano

O que os designers podem fazer para preveni-la?

Inevitavelmente, o calor extremo e o aumento das temperaturas se tornaram uma realidade assustadora. Em 2022, foram relatados registros de calor tão extremo que romperam 7.000 marcas nos Estados Unidos e ondas de calor na Europa.

 


Planejamento Sustentável com Autodesk Forma

Autodesk Forma: o poder da nuvem e da AI no planejamento urbano sustentável

O poder da nuvem e da Inteligência Artificial no planejamento urbano sustentável, por meio de aplicações e casos de referência globais de uso do Autodesk Forma, disponível para assinantes da AEC Collection. Proporcione eficiência na automação de processos e colaboração e potencialize insights orientados por dados em tempo real para tomadas de decisão inteligentes no âmbito das cidades.

Autodesk Forma overview

O Autodesk Forma ajuda as equipes de planejamento e design a entregar projetos digitalmente desde o primeiro dia. Use recursos de design conceitual, análises preditivas e automações para criar bases sólidas e sustentáveis ​​para seus projetos.

Autodesk Forma na prática

Aprenda as funcionalidades e ferramentas do Autodesk Forma com estes tutoriais disponíveis no canal do YouTube Mundo AEC da Autodesk do Brasil.

Coleção de webinars on-demand

A Autodesk do Brasil vem explorando o tema das cidades inteligentes em seus webinars. Confira abaixo um resumo de cada evento que já realizamos para se aprofundar nos temas.

BIM na construção de Cidades Inteligentes

O projeto inteligente e o processo inteligente como partes imprescindíveis na construção, otimização e automação da gestão das cidades atuais.

BIM para Patrimônio Histórico: Tecnologias Autodesk para HBIM

A tecnologia para restauração de patrimônio histórico com grandes especialistas nos setores de Arquitetura, Urbanismo e Restauração. 

BIM na Administração Pública: Caso de sucesso e caderno BIM do MPDFT

A experiência do Ministério Público do DF e Territórios com BIM e conceitos de interoperabilidade, elaboração e coordenação de projetos, além do planejamento de obras de edificações administrativas e procuradorias de justiça.

O poder da transformação digital e do BIM na administração de obras públicas e privadas

O sucesso das implantações do BIM na Associação dos Municípios do Acre e na Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Rio Branco.

Experiências de adoção do BIM na Secretaria de Segurança Pública do DF

Conheça a jornada inovadora das experiências da adoção do BIM pela Coordenação de Engenharia e Arquitetura (COENG/SSPDF) da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

Processo de implantação da metodologia BIM na Receita Federal

Conheça a jornada de adoção do BIM na Receita Federal que tem proporcionado redução de aditivos, por meio da precisão orçamentária, redução de interferências e compatibilização multidisciplinar.

Aplique as tecnologias no seu dia a dia

Veja na nossa plataforma Consensus demonstrações personalizadas de como a utilização de tecnologias Autodesk pode solucionar problemas nas cidades.

BIM para recuperação e manutenção de pavimentos


BIM para requalificação urbana em áreas consolidadas


Artigos complementares

Levantamento de condições existentes com LiDAR em dispositivos móveis e análise de pavimentos usando BIM

Artigo escrito por Pedro Soethe e Fernanda Machado, da Autodesk, detalhando os processos e benefícios do scan-to-BIM para pavimentação.

A interface GIS/BIM na mitigação de riscos de enchentes em áreas urbanas

Artigo premiado, escrito por Pedro Soethe e Fernanda Machado, da Autodesk, e Sergio Scheer, da Universidade Federal do Paraná, sobre estudo de caso na cidade de Iconha - ES.

BIM e microssimulação de tráfego no subsídio à redução de carbono nas cidades

Artigo premiado, escrito por Pedro Soethe e Fernanda Machado, da Autodesk, sobre estudo de caso nas cidades de São Paulo e do Recife.

Quero falar com um especialista

Teremos o maior prazer em conversar mais sobre cidades inteligentes com você! Preencha o formulário abaixo com todas as suas informações para que um de nossos especialistas entrem em contato.