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BIM usado em projeto de linha de bonde elétrico da Huawei

Estudo de caso

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A nova sede da Huawei Terminal em Dongguan, província de Guangdong, ocupa uma área de 12 km² e possui um novo projeto de linha de bonde elétrico com extensão de 13 km.

O projeto incluiu a coordenação de vias de escoamento de águas, reservatório, ponte e montanhas. O campus da Huawei em Songshanhu foi inspirado na arquitetura de 12 cidades ou regiões emblemáticas, mundialmente conhecidas e admiradas. Foi estruturado um parque clássico, com o uso da técnica de construção agrupada. Os prédios, praças centrais, jardins e o complexo arquitetônico têm estilos homogêneos, formando um conjunto harmonioso que expressa a concepção artística de “unidade”.

O projeto foi feito diretamente na plataforma BIM, eliminando o processo de modelagem e reduzindo em aproximadamente 50% o desperdício com mão de obra e recursos. 

Vista conceitual da sede

Vista conceitual, desenvolvida no InfraWorks, de todo o campus da Huawei Terminal, no lago Songshan.

Objetivos do projeto

  • Embelezar o campus e torná-lo ecológico e inteligente.
  • Fornecer novos métodos de visualização, apresentação e comunicação.
  • Projetar um ambiente virtual que espelhe o real, para aprimorar a qualidade.
  • Integrar projetos de diferentes participantes.
  • Conectar o BIM a sistemas de informação e à nuvem para aprimorar o gerenciamento, a qualidade e a segurança da construção.

Desafios únicos

O projeto envolveu a coordenação de recursos já existentes, como via de escoamento de águas, reservatório, ponte e montanhas, mesclando-os com o projeto do terminal e a linha de bonde elétrico em construção. Os proprietários tinham requisitos rigorosos para o modelo da ponte e o paisagismo do entorno. Não seria possível cumpri-los com os recursos tradicionais de projeto e visualização e sem uma interação mais estreita com eles. Por isso, a equipe decidiu adotar o BIM e reportar-se diretamente ao proprietário.

Assistir ao vídeo de visão geral >

 

Opção de integração do fluxo de trabalho

A equipe usou UAV avançado para obter um alto nível de precisão e poupar tempo no campo. O uso do UAV nos diversos estágios do projeto permitiu a produção de modelos de terreno em nuvem de pontos e 3D. 

Assistir ao vídeo produzido pelo UAV >

A equipe integrou dados GIS no InfraWorks para simular o local real, como dados fundamentais para o projeto de rotas. O projeto de rotas detalhado, propriedade plana e vertical e cortes transversais foram feitos com o Civil 3D.  A equipe exportou os dados de rotas para o Infraworks, para análise e otimização. Durante o projeto preliminar, os integrantes perceberam que se as rotas do bonde elétrico atravessassem a montanha, além de não serem confortáveis nem econômicas, destruiriam a vegetação. Tudo isso foi corrigido. A integração entre o Civil 3D e o InfraWorks tornou o projeto mais preciso e confiável.

Com o Subassembly Composer foram modeladas seções transversais, além do leito de lastro, declive lateral, drenagem lateral, drenagem de inundações, saída de incêndio e área de drenagem de inundações. O Revit foi usado para desenhar vergalhões, e o Inventor para projetar o sistema de trilhos. Cada elemento aproveitou dados de outros sistemas do projeto, tornando o fluxo de trabalho geral muito mais eficiente. 

Assistir ao vídeo do projeto >

Integração entre BIM e GIS

Com um escopo de projeto tão extenso, com linhas, paisagismo, pontes, estrutura, drenagem, parte elétrica, GIS etc., a equipe precisou integrar o projeto da NIKKEN SEKKEI LTD e de outros institutos de pesquisa internacionais. O InfraWorks integrou perfeitamente BIM e GIS, permitindo à equipe projetar com base em GIS e compartilhar o modelo com o grupo de trabalho. Isso aprimorou a comunicação e a tomada de decisões.

Usando o InfraWorks e o BIM 360, a equipe pôde visualizar as informações do projeto em qualquer momento ou local, otimizando a qualidade e as decisões tomadas no decorrer do projeto.  A confiabilidade e a eficiência operacionais aumentaram em 30% com a obtenção de informações reais e atualizadas e a integração de modelos de uma única fonte.

Otimização de projetos com o uso de simulação e análise

O fluxo de tráfego e o tempo médio para se chegar ao campus foram analisados pela função de simulação de tráfego, para determinar a capacidade de tráfego necessária na estrada.  Os pontos de congestionamento da estrada foram determinados com o uso de recursos de simulação de mobilidade, para que os projetistas pudessem otimizar as configurações da rede viária e reduzir congestionamentos. 

Durante a construção de nós complexos, segundo feedback do campo, houve uma "colisão" de vergalhões. A equipe usou tecnologia de digitalização a laser 3D para coletar os dados dos vergalhões desse local. Os vergalhões existentes foram restaurados dentro do modelo, permitindo que os setores de projeto e construção coordenassem e solucionassem juntos os problemas. Isso facilitou o processo de construção e aprimorou a qualidade do projeto.

Assistir ao vídeo de simulação e análise >

Experiência imersiva com realidade virtual

No processo de captura do local e do seu entorno, a experiência imersiva forneceu uma visão detalhada do projeto e de como seria a vida nesse ambiente durante o dia, à noite e até mediante efeitos da mudança climática. Com a combinação entre realidade virtual e BIM, os clientes puderam vivenciar o projeto, projetistas e usuários exploraram e otimizaram seus recursos e a colaboração entre todos os participantes foi muito aprimorada.

Análise visual do bonde elétrico com realidade virtual

O paisagismo foi renderizado no InfraWorks com modelos produzidos por BIM e UAV.

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