• Brasil

    Nós o redirecionamos para uma página equivalente no nosso site local onde você pode ver preços e promoções locais e fazer compras on-line.

    Stay on our U.S. site

Keyboard ALT + g to toggle grid overlay

Munden Fry Landscape Associates

O Pinterest e o Alexandria contaram com a empresa de projeto para obterem um espaço aberto de área externa exclusivo

História de sucesso do cliente do AutoCAD

Compartilhe esta história

Cortesia da Alexandria Real Estate Equities, Inc.

ok

Criando um ambiente de jardim bonito, funcional e sustentável com o AutoCAD

Mais de 250 milhões de pessoas em todo o mundo usam o Pinterest para se inspirar, planejar e preparar para as coisas que desejam fazer na vida. A empresa queria estender o saguão interior de sua sede em San Francisco para os arredores, para uma área que é um espaço público de propriedade privada. Essa área compartilhada, estreita e polivalente também precisava ser sustentável, com um sofisticado sistema de água residual reciclada para irrigação da terra, entre outras coisas. A Munden Fry Landscape Associates enfrentou os desafios de projetar para a sustentabilidade usando o AutoCAD, criando um belo jardim externo com acomodações amplas para os funcionários do Pinterest, a comunidade local e o público desfrutarem.

Equilibrando os desafios de restrições de espaço, o ambiente e o acesso público

Esse espaço único – um estreito beco de pedestres que liga a Pinterest na Brannan Street até a Bluxome Street – precisava funcionar para diversos fins e atender a várias empresas vizinhas e muitos pedestres. Criar um design para atender a várias necessidades e finalidades era essencial e exigia um design coeso e esteticamente atraente. Outros desafios eram inerentes ao espaço apertado, incluindo uma linha de divisa e a criação de um sistema de água residual.

Espaço aberto público de propriedade privada na sede da Pinterest. Cortesia da Alexandria Real Estate Equities, Inc.

A Alexandria Real Estate Equities, Inc. (que é proprietária, opera e desenvolve a propriedade) e o desenvolvedor TMG Partners recorreram ao Munden Fry Landscape Associates (MFLA) para resolver o desafios de projeto desse espaço aberto público de propriedade privada. Marta Fry, líder da empresa de projeto com James Munden, está familiarizada com projetos urbanos.

"O processo de planejamento para este projeto foi realmente complexo", diz Fry. "Mas sabíamos que precisávamos tornar esse espaço personalizado realmente especial e ainda mais interessante, considerando o valor da marca Pinterest. Tivemos que pensar em circulação e fluxo, particularmente à luz das empresas da área que o usariam como passagem para pedestres".

O AutoCAD incentiva a criação e a colaboração entre arquitetos e construtores

Enquanto o MFLA se destaca no planejamento urbano e mestre, tendo desenvolvido projetos em toda a área da Baía de San Francisco e em outros países além dos EUA, o que torna esse projeto único é a forte colaboração entre arquitetos paisagistas e o processo de fabricação. "Um projeto como esse nem sempre segue um processo linear", diz Munden. "Há muitas idas e vindas envolvidas no avanço das ideias e no desenvolvimento do design. O AutoCAD fornece um ponto comum para ajudar todos que trabalham a permanecerem coordenados e automatiza os processos. Ele reúne todas as camadas técnicas e garante precisão quando vários grupos estão trabalhando juntos em um projeto."

Cortesia da Alexandria Real Estate Equities, Inc.

O processo de construção é um bom exemplo de como o AutoCAD foi fundamental para esse projeto. "Quando se tratava de realizar a visão do MFLA, o projeto exigia uma geometria muito complexa na construção dos cachepôs e áreas de bancada", explica Adam Grove, diretor de design da loja de fabricação CW Keller & Associates. "Os parâmetros de design para o espaço exigem extrema precisão, que é o ponto em que o AutoCAD realmente se destaca. Os arquitetos puderam transferir arquivos de desenho como parte do processo de revisão, o que nos permitiu ir e vir e coordenar nosso trabalho".

Munden reforçou a importância de saber onde as coisas estão em tempo real para um projeto tão complexo. Ele explicou que o MFLA começa com esboços antes de passar para formulários de modelo. O verdadeiro desafio é transcrever essas informações e coordenar as disciplinas – em particular, o arquiteto, o engenheiro civil, o engenheiro estrutural e a equipe de fabricação. O AutoCAD é fundamental para alcançar a colaboração e a precisão necessárias desde o projeto até a construção. "Ninguém sabe o que a elaboração desses projetos exige", diz Fry. "O AutoCAD nos permite unir camadas que são 'visualmente enterradas', como drenagem ou sistemas elétricos, de maneira muito precisa. Somos capazes não apenas de conectar os pontos, mas também de fazer e rastrear mudanças com eficiência. O nível de precisão que isso possibilita é um fator que muda o jogo.

"Eu dependo da minha equipe para usar o AutoCAD", acrescenta Fry. "Nossos projetos são inerentemente complexos; mergulhados em várias disciplinas diferentes. Com o AutoCAD, podemos unir todas essas camadas de uma maneira precisa que não tínhamos no passado quando fazíamos apenas desenhos manuais. Ao usar o AutoCAD, ganhamos precisão em todos os diferentes componentes, desde o mecânico até o elétrico, a arquitetura e a própria paisagem".

Drenagem não é tão simples como parece

Mais importante ainda, o espaço incorpora um dos princípios de design do MFLA: sustentabilidade. Uma das complexidades do projeto era a necessidade de atender a rigorosos padrões de gerenciamento de água e incorporar um sistema exclusivo de água residual reciclada que seria usada para irrigação de jardins e em banheiros dentro do prédio do Pinterest. Mas uma linha de divisa que corta a passagem provou ser um grande desafio – e um dreno aparentemente simples pode ser muito mais complicado do que parece.

Paisagismo para a Pinterest no AutoCAD. Cortesia de Munden Fry Landscape Associates.

"A água pluvial coletada em uma propriedade precisa permanecer nessa propriedade e ser tratada nessa propriedade – você não pode dispersá-la", explica Munden. "Criamos um ponto alto no centro do espaço onde está a linha de divisa e criamos um sistema de drenagem dupla. Há um canal de drenagem que percorre toda a extensão do bloco da cidade que coleta a água na propriedade da Pinterest. Então, ela vai para um tanque de retenção no porão sob o saguão térreo para processamento.

"Esse não é o tipo de sistema de drenagem que você pode simplesmente desenhar à mão", continua. "Com o AutoCAD, conseguimos trabalhar de forma precisa e exata dentro das restrições do espaço e da linha de divisa e, então, comunicar isso aos contratantes. Esse tipo de precisão é importantíssimo".

Um espaço aberto para todos

Hoje, a passagem que liga a Brannan Street à Bluxome Alley é um retiro de jardins e uma via de circulação para a nova sede do Pinterest. Fry chama isso de "um lugar para fazer uma pausa e sentar, além de ter uma expressão mais criativa".

Projetado para ser um conector e uma extensão para o átrio transparente do Pinterest, o local é composto por cachepôs de aço em ângulo embutidos com bancos de cedro, formando uma geometria complexa e a relação de cachepô com o assento.

Cachepôs e bancos no espaço. Cortesia da Alexandria Real Estate Equities, Inc.

A ideia do projeto utiliza os cachepôs para organizar espacialmente a circulação e definir os eixos, enquanto os bancos esculturais fornecem um sistema de assento integrado, criando um efeito suspenso ou em balanço. Árvores do gênero acer (acer griseum), plantadas com samambaias de outono (dryopteris erythrosora), prosperam nesta exposição do leste. Novas fachadas de paisagem urbana em Brannan e Bluxome e um terraço privado completam o espaço.

"Temos muita sorte de fazer parte da comunidade SoMa [South of Market], e tentamos ser vizinhos engajados", diz Charlie Hale, diretor de políticas públicas e impacto social da Pinterest. "Estamos felizes em trazer para o bairro um espaço público interno e externo em que as pessoas possam almoçar, tomar um café ou simplesmente relaxar".

Conheça o proprietário, conheça o projeto

Devido ao longo e completo processo de seleção, os proprietários e a IMCO se conhecem há bastante tempo. E como a construção real prosseguiu, eles estabeleceram confiança em seu processo de colaboração, em parte devido ao uso extensivo do BIM.

Um modelo 3D do projeto da planta de tratamento de água da IMCO. Cortesia da IMCO Construction.

"As imagens falam mais que mil palavras, e a modelagem provou ser uma ferramenta muito boa neste projeto", diz Simmons. "Conseguimos colocar modelos na frente dos proprietários, mostrar os conflitos e trabalhar com eles de forma proativa para resolver problemas. E atualizamos modelos com base na varredura a laser como construída durante a construção. Isso permitiu uma construção muito rápida: reduzimos um cronograma de 18 meses para apenas 8 meses. Isso criou a confiança de que éramos uma boa escolha para operar o que estávamos construindo".

Futuras oportunidades de negócios em O&M

Construir e operar a estação de tratamento de água das minas promoveu um círculo virtuoso de feedback que resultou em um projeto melhor em geral. Em resposta às observações feitas pela equipe operacional recém-contratada, foram feitas mudanças durante os estágios finais da construção. Depois que a fábrica foi ativada, a equipe experiente em contratações sugeriu mudanças adicionais para tornar as operações mais eficazes.

Como resultado, a incursão da IMCO nesse novo território do projeto é algo que ele desejará explorar novamente. "Agora que temos o histórico e o currículo, definitivamente procuraremos mais contratos como esse", diz Simmons. "Especialmente em instalações de tratamento de água e em locais remotos como este".

Porém, o maior impacto além das melhorias nas fases de construção e operação foi a capacidade da IMCO de explorar um novo fluxo de receita de O&M. Ao adotar os processos BIM na construção, a IMCO se posicionou para o sucesso no futuro cada vez mais conectado da construção.

Uma versão deste artigo foi publicada anteriormente na Redshift. As fotos são uma cortesia de Will Austin.

Descubra o poder do AutoCAD

Acelere e simplifique seu fluxo de trabalho com uma assinatura para o AutoCAD, incluindo conjuntos de ferramentas especializados.

Compartilhe esta história