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É reconhecido como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Um século após ser aberto pela primeira vez, o Canal do Panamá continua a ser um atalho fundamental para o comércio global, mas atualmente quase metade da frota internacional de navios de carga são muito grandes para o canal.
Neste ano, o projeto da MWH Global vai resolver isso.
UM
PROJETO
MONUMENTAL
Em 2009, a empresa de engenharia MWH Global começou um dos maiores e mais ambiciosos projetos de construção no mundo: a expansão do Canal do Panamá.
O novo projeto quase triplica a capacidade de navios no canal. É uma expansão espetacular. O megaprojeto de US$ 6 bilhões, com inauguração prevista para este ano, utiliza o equivalente em aço a 26 Torres Eiffel, e concreto suficiente (190.000 toneladas) para criar uma cidade inteira.
Perguntas comuns
O que é o Canal do Panamá?
Uma passagem de 48 milhas que conecta o oceano Atlântico e o Pacífico
Por que o Canal do Panamá foi construído?
Para transportar mercadorias de um oceano para o outro de foma rápida, segura e barata
Quem construiu o Canal do Panamá?
Após uma tentativa da França no fim do século 19, os EUA o construíram de 1904 a 1914
US$ 1,8 bilhão
VALOR COLETADO EM PEDÁGIO ANUALMENTE
140
NÚMERO DE ROTAS COMERCIAIS SERVIDAS
MAIS DE 1 MILHÃO
NÚMERO DE NAVIOS QUE ATRAVESSARAM O CANAL DESDE SUA INAUGURAÇÃO
8-10 HORAS
O NÚMERO DE HORAS NECESSÁRIO PARA A ATRAVESSAR
O DESAFIO
O Canal do Panamá se eleva até 85 pés acima do nível do mar. A altura de um prédio de nove andares.
Para atravessar o canal, um navio entra em um bloqueio (imagine um elevador de barcos gigante). Após entrar no bloqueio, a água de um lago artificial é bombeada para o bloqueio, erguendo o navio. A embarcação então atravessa o canal e é trazida de volta ao nível do mar através de bloqueios na outra extremidade do canal.
Será uma verdadeira façanha do setor de engenharia e construção erguer os enormes navios modernos (com mais de 1.000 pés de comprimento e 40 pés de altura), — nos bloqueios do canal e, em seguida, retorná-los para o oceano, sem danificar as redondezas. A MWH Global aceitou o desafio.
PACÍFICO
LAGO GATUN
26 m / 85 pés
ATLÂNTICO
O PROJETO
Expandir os canais existentes:
Alargar em 21.3 m/70 pés
Aprofundar em 5.4 m/18 pés
Alongar em 121 m/400 pés
Criar um novo canal, com três novas câmaras de bloqueio de cada lado
Elevar o nível de funcionamento máximo do Lago Gatun, a principal fonte de água para os bloqueios
Quantos engenheiros são necessários para alterar um canal? Mais de 400, todos sob pressão, para seguir a risca o plano cronológico.
MAIS DE 400
ENGENHEIROS NO PROJETO
3,5 BILHÕES
PÉS CÚBICOS DE TERRA ESCAVADOS
8-10 ANDARES
ALTURA DE CADA BLOQUEIO
60 PÉS
PROFUNDIDADE DOS CANAIS
"O desafio mais difícil era atender aos requisitos de alto desempenho do projeto. Este é o Canal do Panamá. Não havia margem para erros. E o tempo estava passando".
— Mike Newbery, Gerente do projeto, MWH Global
UM FUTURO MAIS SUSTENTÁVEL
Um projeto com estas dimensões também pode ser minimalista?
Tinha que ser. O lago Gatun não só ajuda a operar os bloqueios, ele também é a principal fonte de água potável do Panamá. Com tanta água fresca sendo utilizada pelo canal, a MWH Global precisava encontrar uma forma de expandir a passagem, o que usaria muito mais água, usando consideravelmente menos de água.
Como eles fizeram?
Ao instalar três novos sistemas de armazenamento de água (os maiores do mundo), a MWH gGobal será capaz de:
UM MUNDO
DE DIFERENÇA
Quando foi construído pela primeira vez, o Canal do Panamá alterou o mundo do comércio. Graças à MWH Global, isso acontecerá novamente.