• Brasil

    Nós o redirecionamos para uma página equivalente no nosso site local onde você pode ver preços e promoções locais e fazer compras on-line.

    Stay on our U.S. site

Keyboard ALT + g to toggle grid overlay

Wise Labo

O hotel Moxy combina diversão e design de interiores com o AutoCAD LT

História de sucesso do cliente do AutoCAD LT

Compartilhe esta história

Cortesia de Marriot International, Inc./Moxy Hotels.

ok

Combinação de design com as necessidades do cliente

Mitsuru (Mitch) Sakairi lidera uma equipe de arquitetos com foco na criação de novas possibilidades com base no conceito hitokotoba, que significa "humano, atividade, espaço". Uma das principais influências dessa filosofia e trabalho de design é o AutoCAD, que Sakairi utiliza desde que era estudante. Para o recente design do hotel Moxy da Marriott international em Osaka, Japão, Sakairi combinou design sofisticado com uma experiência de marca baseada em diversão.

Definição do conceito certo

Sediado em Tóquio, Japão, o Wise Labo é um estúdio de design envolvido em uma ampla gama de projetos de consultoria, design e planejamento envolvendo criação de marca e inovação para instalações comerciais e escritórios, apartamentos de estilo de vida e até mesmo design de barcos. Mitsuru (Mitch) Sakairi, presidente da empresa e diretor executivo de criação, defende uma fé no design que ele chama de hitokotoba, criar designs que tocam o coração das pessoas, possibilitam a comunicação e dão vitalidade aos espaços. Seu objetivo é descobrir as necessidades e os requisitos do cliente e usar o poder do design para atendê-lo.

Saguão do Moxy Osaka Honmachi. Cortesia de Marriott International, Inc./Moxy Hotels.

Sakairi acredita que, com muita frequência no design de interiores japonês, o design final não corresponde ao conceito inicial. Ele acredita que a ideia de "conceito" deveria ser a definição de uma solução para um desafio. "Muitas vezes ouço jovens designers usarem expressões vagas, como 'espaço em branco' ou 'espaço para cura', mas essa é apenas uma abordagem de design", diz. "O cliente deve saber o que ele deseja construir, mas muitas vezes, os desafios reais que precisam ser solucionados não estão sequer claros. Vejo conceito como a necessidade de esclarecer o desafio, pensar sobre como solucioná-lo e trabalhar para que ele repercuta junto com o cliente. Design é a parte de todo o processo".

Para seus designs, Sakairi conta com o AutoCAD, que ele usa desde que formou-se na Faculdade de Arquitetura da Universidade A&M do Texas. Depois de seu papel central na Kisho Kurokawa Architect and Associate JLL, PIJ e SL+A, ele iniciou o Wise Labo, e o AutoCAD LT continua a desempenhar um papel central, especialmente com seu recente projeto do hotel Moxy em Osaka, Japão.

Moxy é para diversão. É sério.

Operado pela Marriott International. a maior rede de hotéis do mundo, o Moxy é uma nova marca de hotéis voltada para uma nova geração de viajantes que chamamos de "caçadores de diversão". Desde o lançamento do Moxy em Milão em 2014, a marca foi implantada em uma variedade de hotéis butique em países ocidentais e na Ásia. Os hotéis Moxy atendem viajantes da próxima geração e nômades digitais que têm orçamentos restritos e gostam de compartilhar suas experiências em mídias sociais. Eles apresentam espaços de saguão modernos e alegres, além de hospitalidade amigável. O hotel busca oferecer um novo estilo de acomodação em que a estadia é uma experiência à parte.

Os hotéis Moxy apresentam saguões minimalistas, mas cheios de estilo. O Moxy foi indicado ao prêmio de Melhor Hotel Urbano de 2018 pela revista de estilo de vida do Reino Unido Wallpaper* pelo seu equilíbrio entre design sofisticado e um estilo minimalista que exclui elementos desnecessários minimalistas sem prejudicar o conforto. Cortesia de Marriott International, Inc./Moxy Hotels.

O Moxy foi aberto no Japão em novembro de 2017 e atualmente opera em Honmachi, Osaka e Kinshicho, Tóquio. Para o Moxy Osaka Honmachi, o Wise Labo planejou o design de interiores. Localizado em um prédio de escritórios convertido, o hotel acompanha a atmosfera da vibrante área de "Minami" do centro de Osaka.

O Moxy não é apenas para adultos com tempo livre e dinheiro. Também tem como objetivo atrair jovens viajando com um orçamento limitado. Os hotéis precisam operar da maneira mais eficiente possível, ao mesmo tempo garantindo que a clientela fique satisfeita. "Naturalmente, esse é um desafio para o setor hoteleiro como um todo", explica Sakairi. "No Moxy, a abordagem é atender as preferências e os interesses de lazer da geração do milênio e tornar os hotéis um lugar em que as pessoas se divirtam e tenham um tempo para si mesmas."

O Wise Labo fez reuniões para sincronizar-se com os operadores do hotel para entender as necessidades deles e fazê-los entender a intenção do Wise Labo. "Mesmo que o arquiteto projete um espaço com uma clara intenção, o design em si não é suficiente para transmitir toda a ideia ao cliente", diz Sakairi. "Como resultado, a maneira como o espaço é usado pode acabar sendo diferente da intenção original, e isso pode ser uma luta real."

Mesa comunal no saguão do Moxy Osaka Honmachi. Cortesia de Marriott International, Inc./Moxy Hotels.

O Wise Labo acreditava que a "ambientação" era especialmente importante. "Caminhamos pelo hotel e planejamos cuidadosamente que tipo de experiência os hóspedes que passassem um dia lá gostariam de ter, então avaliamos o que precisava ser feito para tornar isso realidade", explica Sakairi. "Ao desenhar um hotel Moxy, embora determinados aspectos sejam definidos pelas diretrizes da marca, as áreas comuns no primeiro piso estavam, em grande parte, fora dos parâmetros do conceito. Assim, ficamos totalmente livres para desenvolver nosso próprio design altamente criativo da experiência do hóspede aqui."

O Moxy pode ser visto como "espaço para diversão e lazer." "A ideia é que jovens possam se reunir, beber, comer, dançar e simplesmente se divertir", diz Sakairi. "O Hotel é um lugar onde as pessoas podem se encontrar e se divertir. Mesmo que você não esteja hospedado no Moxy, pode visitar, espairecer com os amigos ou tomar um drink e relaxar. Há Wi-Fi disponível em toda parte. Cada assento tem uma tomada por perto, portanto, é um lugar perfeito para dar uma passada e carregar o telefone ou o laptop durante uma pausa no trabalho."

Embora o conceito do espaço possa parecer familiar na cultura ocidental, é relativamente novo para o Japão, onde os hotéis geralmente são vistos como uma ocasião especial. "Desenvolver um lugar como este era mais um experimento originalmente", conta Sakairi. "Com o Moxy, queremos que as pessoas no Japão familiarizem-se e fiquem à vontade com essa nova abordagem e essas novas atividades em um hotel."

Plano da área comum. Cortesia de Wise Labo.

Voltado para o verão de 2020, o Moxy planeja abrir seu terceiro hotel no Japão, o Moxy Osaka Shin Umeda (nome provisório) em Fukushima Ward, Osaka. O Wise Labo está encarregado de planejar e projetar o interior desse hotel também.

"Fizemos uma proposta de nossa visão do hotel Moxy com base em uma avaliação do tipo de área que é Shin Umeda", conta Sakairi. "O operador disse que compreendemos bem a marca Moxy, e o proprietário da marca afirmou que estava ansioso para ter um Moxy em Shin Umeda. Com base nisso, ganhamos a apresentação de vendas. As três palavras-chave a focar aqui são: local, boêmio e industrial. Em vez de apenas propor um design que simplesmente replicasse o conceito da marca, buscamos um conceito um pouco mais inovador. Também criamos uma definição do problema que precisava ser resolvido e uma solução. Acredito que esse é o motivo pelo qual nossa proposta fez tanto sentido para o cliente."

O AutoCAD apoia eficiência e estabilidade de negócios

No momento, sete designers no Wise Labo usam produtos AutoCAD. Um recurso crucial do escritório é que todos os membros da equipe são orientados ao projeto, assim, cada projeto tende a envolver diversos membros com diferentes funções. O mesmo se aplica para o trabalho de design. Dependendo do tamanho e do objetivo do projeto, o pessoal de mobiliário e equipamentos também pode contribuir e modificar o design enquanto os arquitetos e os projetistas estão desenvolvendo. Para o design do hotel Moxy e o projeto do segundo hotel futuro, o AutoCAD LT desempenha um papel crucial.

Mitch Sakairi

Quando há um grupo de pessoas envolvido, os problemas mais comuns são a velocidade e a simplicidade do compartilhamento de informações. "O AutoCAD é muito conveniente", diz Sakairi. "Por exemplo, se você estiver viajando a negócios ou atualizando-se depois de uma reunião, poderá abrir em um instante os desenhos da equipe que estava no estúdio usando o aplicativo AutoCAD para dispositivos móveis ou usar a função de visualização compartilhada se precisar chegar a um consenso com todas as partes envolvidas."

O Wise Labo é uma empresa de pequeno porte, mas poderosa. Uma vez que normalmente há vários projetos em andamento simultaneamente, verificar e manter-se atualizado sobre o andamento desses projetos tem um impacto importante sobre a eficiência do trabalho.

"O recurso de comparação de desenho (DWG Compare), disponibilizado no AutoCAD LT 2019, é muito conveniente para isso. Anteriormente, a equipe criava um diagrama de revisão mostrando os pontos em que haviam sido feitas alterações a cada vez que o progresso era verificado. O novo recurso de comparação de desenho tem vários benefícios. Do meu ponto de vista, é realmente útil poder revisar facilmente em que ponto foram feitas alterações. Tudo o que a equipe precisa fazer é salvar os desenhos antes e depois das alterações, assim, não há necessidade de um diagrama de revisão, reduzindo o tempo de trabalho."

"O AutoCAD também é extremamente estável", continua Sakairi. "Em termos de operabilidade e compatibilidade, ele é completamente preciso."

Em termos de processo de trabalho, a divisão de trabalho é feita pela nuvem, e o trabalho pode ser feito em colaboração com pessoas de fora do departamento de design. "Se você estiver trabalhando com um parceiro, erros de formato de texto ilegível poderão ser muito caros", diz. "Acredito que o AutoCAD seja a plataforma mais confiável que você pode encontrar para uso compartilhado em qualquer lugar que esteja."

 

Descubra o poder do AutoCAD

Acelere e simplifique seu fluxo de trabalho com uma assinatura para o AutoCAD, incluindo conjuntos de ferramentas especializados.

Compartilhe esta história