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Primeiro projeto conjunto do mundo na área de transporte sobre o mar, CRCC

Estudo de caso

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O projeto da ponte Zhuhai-Macao, iniciativa da Hong Kong-Zhuhai-Macao Bridge Authority, inclui ilhas artificiais, pontes e túneis.

Com a ajuda da empresa de engenharia China Railway Construction Electrification Bureau Group, LTD., o BIM foi usado no projeto estrutural e de subsuperfície, e também na construção desse enorme projeto, que compreende mais de dez subsistemas.

Para o projeto principal, a equipe adotou uma combinação de pontes e túneis.  A parte dos túneis tem aproximadamente 6,7 km, a das pontes, cerca de 22,9 km e o projeto inclui duas ilhas artificiais. Este imponente projeto foi concluído em dezembro de 2017.

Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macao

Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macao, ponte marítima direta Janghai. Esta é uma das três pontes navegáveis. Imagem gentilmente cedida por The Hong Kong-Zhuhai-Macao Bridge Authority

Desafios do projeto

Um dos maiores desafios do projeto foi o fato de a estrutura principal estar sobre um estrato de solo frágil. Havia grandes diferenças de estratos e critérios elevados de resistência a abalos sísmicos. Além disso, as equipes precisaram trabalhar com mais de uma entidade governamental: Guangdong, Hong Kong e Macau.  Por fim, o cronograma de construção era apertado.  Com todos esses desafios, a equipe precisou estabelecer um alto nível de comunicação e coordenação entre disciplinas, plataformas e participantes em todo o ciclo de vida do projeto.

Tecnologia de parametrização

A equipe concluiu o modelo BIM de todo o conjunto de pontes, túneis e ilhas artificiais usando o Revit.  Este projeto é um exemplo de sucesso na aplicação do Revit no campo da infraestrutura usando tecnologia de parametrização para solucionar o problema técnico de curvas planas e verticais em um projeto de ponte complexo, e também serve como modelo para a aplicação de BIM em pontes e estradas.

O uso que estendeu o estágio de operação e manutenção para além da fase de projeto e construção é uma inovação na aplicação do BIM, e pode ser referência para a aplicação do BIM no trabalho de operação e manutenção de outros setores da área de infraestrutura. A aplicação leve da HZMB prova que o formato leve da Autodesk é plenamente compatível com uma aplicação de engenharia tão complexa e em larga escala, e a função de desenvolvimento secundário deixa claro que os dados e o sistema do BIM devem ter abertura, versatilidade e flexibilidade suficientes.

Componentes do projeto

Componentes do projeto de pontes, túneis e ilhas. Imagem gentilmente cedida por The Hong Kong-Zhuhai-Macao Bridge Authority

Modelo BIM

Finalidade do BIM

  1. Otimizar o procedimento de desenho, assegurando a qualidade dos desenhos da construção e reduzindo incidentes de conflitos e mudanças no projeto.
  2. Restaurar um modelo 3D visualizado para o projeto, apresentando planos complementares do perfil do projeto.
  3. O gerenciamento e a simulação do andamento em 4D com base em plataforma de BIM visam a otimizar o processo de construção e assegurar o andamento da construção com a supervisão no local do modelo 4D BIM durante a construção.
  4. Monitoramento e gerenciamento com recursos 3D de dispositivos de engenharia de tráfego obtidos com dados BIM para ajudar em atividades de pesquisa rápida de informações, posicionamento de dispositivos, pesquisa de informações sobre cabos e direcionamento para o controle de dispositivos, invertendo a prática e a teoria de dispositivos tradicionais nas áreas de monitoramento e gerenciamento.

Assistir ao vídeo >

Benefícios do BIM

O BIM foi empregado em todo o ciclo de vida do projeto, incluindo o trabalho conjunto em projeto, construção, operação e manutenção de sistemas.

A equipe aprimorou o planejamento com a simulação detalhada de possíveis opções. Por exemplo, luzes de sinalização em pedágios e vários outros itens de sinalização foram mostrados e discutidos logo no estágio inicial, permitindo a tomada de decisão precoce sobre detalhes, o que antes era impossível.

Fluxos de trabalho de projeto detalhados com colaboração interdisciplinar ajudaram a aprimorar a fase de projeto em todo o processo até a construção.  Por exemplo, o layout extenso do canal de processamento no projeto inicial da estação de bombeamento de água de esgoto diminuiria muito o espaço para evacuação segura e também o espaço entre linhas. Com o BIM, as relações espaciais entre os projetos arquitetônicos, estruturais e de MEP puderam ser visualizadas e discutidas. Três práticas recomendadas foram otimizadas com base na plataforma Revit e ajudaram os proprietários a decidir da melhor forma.

Modelo 3D no tablet

Redução da demora

O aprimoramento da qualidade e a atenuação/coordenação de riscos de cada profissional é uma tarefa complexa e demorada, e qualquer erro sempre gera uma mudança repetitiva na construção. No entanto, o conflito entre estrutura e equipamentos pode surgir durante a integração do projeto em um modelo compartilhado de informações de construção.  Os engenheiros podem verificar os modelos 3D a qualquer momento, localizar possíveis problemas e ajustar seus projetos no momento certo,  reduzindo ao máximo esse gasto de tempo durante a construção.

Operações

A exibição 3D da operação do sistema e o controle em tempo real na plataforma de operação e gerenciamento da equipe ajudam o sistema de manutenção e gerenciamento a fornecer suporte de dados e informações para uma resposta rápida dos serviços de manutenção.  A equipe de operações recebeu um modelo de operação e manutenção leve que lhe permitiu buscar modelos BIM.

Eficiência da comunicação

Essas equipes se comunicavam via correio, telefone e reuniões. Porém, com os rápidos resultados da visualização 3D, a eficiência da comunicação aumentou em mais de 30%.

Modelo 3D no tablet

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