Perguntas Frequentes

Pirataria de software

O que é pirataria de software?

A pirataria de software ocorre quando um ou mais dos seguintes eventos ocorrem: 

  • O software é modificado ou hackeado;
  • As chaves ou contas são copiadas ou vendidas;
  • O uso não está em conformidade com os termos de uso do licenciamento, por exemplo, o software é copiado ou usado em mais computadores do que o autorizado por sua licença 

A pirataria de software expõe as empresas e os consumidores a ameaças de segurança, como malwares, e pode resultar em uma redução da eficiência nas organizações. Somente o software Autodesk genuíno e legalmente licenciado tem garantia e suporte pela Autodesk com acesso aos recursos mais recentes, atualizações de segurança, versões anteriores e muito mais. 

Quais são os riscos de usar softwares não válidos?

O uso de software não válido gera riscos para pessoas e organizações. O software não válido pode ter sido modificado e/ou pode incluir código malicioso, levando a problemas como: 

  • Maior risco de exposição a malwares que podem destruir ou comprometer dados, incluindo seu trabalho 
  • Maior probabilidade de o software não funcionar corretamente ou falhar completamente, o que pode causar problemas de segurança, qualidade ou integridade em seus projetos, processos, produtos ou estruturas 
  • Acesso limitado ao suporte ao cliente, atualizações, documentação técnica e mais

O uso de software não válido também coloca você e sua empresa em risco de violação de direitos autorais ou outras possíveis reivindicações legais, o que pode levar a penalidades civis ou processos criminais. 

O que é o software Autodesk genuíno?

O software genuíno da Autodesk é aquele legalmente licenciado e adquirido diretamente com a Autodesk ou de um revendedor autorizado. O software original da Autodesk funcionará conforme a documentação do produto e os Termos de Uso da Autodesk e não apresenta as vulnerabilidades que podem ser encontradas em softwares não válidos.

Se eu tiver um software não válido, o que devo fazer?

A Autodesk recomenda desinstalar o software não válido e adquirir o software genuíno diretamente da Autodesk ou de um parceiro autorizado. Se você tiver informações sobre um vendedor de software não válido, poderá fazer uma denúncia à Autodesk para que a empresa realize uma ação.

Como o software não válido pode ter parado em minhas mãos?

Infelizmente, é fácil comprar softwares não válidos sem conhecimento. Os vendedores não autorizados geralmente se apresentam como revendedores autorizados e vendem softwares inválidos com grandes descontos. Outros vendedores incluem softwares não válidos em hardwares de computador. Compre sempre softwares Autodesk diretamente em Autodesk.com.br ou em um parceiro autorizado.

Há riscos legais para o uso de um software Autodesk não válido?

O uso de softwares não válidos é um ato de violação de direitos autorais, que pode resultar em penalidades civis e criminais. Os Termos de uso da Autodesk exigem que todos os clientes usem o software da Autodesk em conformidade com todas as leis aplicáveis e proíbe ainda qualquer ato de uso, acesso ou reprodução não autorizado.

Como posso saber se estou usando um software genuíno? Como a Autodesk pode ajudar?

Há várias opções diferentes para indivíduos e organizações verificarem o status de seu software. A implementação de práticas de gerenciamento de software resultará na geração de informações sobre quais licenças estão em uso. Além disso, a Autodesk pode enviar notificações aos usuários de softwares não válidos e, de acordo com os Termos de uso da Autodesk, pode realizar inspeções.

As versões educacionais ou para estudantes do software da Autodesk podem ser usadas para fins comerciais?

Não, as licenças da Autodesk educacionais e para estudantes não podem ser usadas para treinamento comercial, profissional, comercial ou outros fins lucrativos. Se você estiver usando versões educacionais ou de estudante para fins comerciais, visite www.autodesk.com.br/products para obter opções sobre como adquirir o produto apropriado.

Como posso denunciar o uso suspeito de softwares Autodesk não válidos?

O uso suspeito de softwares não válidos pode ser denunciado anonimamente aqui.

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Inspeções ou análises de licenças de software

Como a Autodesk decide quando realizar uma inspeção ou uma análise de licença de software?

Um certo número de assinantes da Autodesk é contatado todos os anos para garantir a conformidade com os Termos de Uso da Autodesk. As inspeções ou análises de licença de software também podem ajudar os clientes a avaliar e maximizar a utilização de suas assinaturas da Autodesk. Os clientes são selecionados para inspeções ou análises de licença de software com base em vários critérios, incluindo informações sobre registro e ativação da assinatura.

Como sei se a minha organização foi selecionada para uma inspeção ou análise de licença de software?

A Autodesk contatará os clientes que foram selecionados para uma análise ou inspeção de licença e envolverá os clientes durante todo o processo, desde a investigação inicial até a resolução.

O que é a ferramenta de inventário da Autodesk?

A ferramenta de inventário da Autodesk (AIT) é uma ferramenta autorizada da Autodesk que examina seus dispositivos para inventariar toda a instalação e usos de produtos da Autodesk.

Quais são os requisitos gerais de sistema para executar o AIT?

O AIT é executado em máquinas Windows com o Microsoft .NET Framework v4.5.2 ou posterior instalado e usa o Microsoft WMI (Windows Management Instrumentation, Instrumentação de gerenciamento do Windows) para se comunicar com dispositivos Windows e coletar dados de inventário.  


O AIT precisa de acesso à rede em todos os dispositivos Windows que serão verificados, além das credenciais relevantes para autenticação no dispositivo e permissões suficientes para consultar o WMI. Os firewalls do Windows devem ser configurados para permitir a comunicação WMI/SMB.  O AIT também pode ser configurado para ser executado em dispositivos individuais e automatizado por meio de ferramentas de inventário, como o Microsoft System Center. 

Quais informações o AIT coleta?

O AIT coleta as seguintes informações nos dispositivos Windows:  

  • Informações de configuração e hardware do dispositivo 
  • Informações do sistema operacional Windows
  • Softwares Autodesk instalados (instalações do MSI)
  • Registro de instalação/desinstalação de softwares Autodesk
  • Dados de licença de softwares Autodesk
  • Últimos dados usados em softwares Autodesk 

O que torna o AIT uma ferramenta eficaz?

  • Opção de verificação instantânea para recursos não capturados pelos sistemas atuais 
  • Solução sem agentes 
  • Enriquecimento de sistemas atuais incapazes de discernir as informações de licença de produtos da Autodesk
  • Totalmente configurável para garantir resultados rápidos e impacto mínimo sobre a rede
  • Totalmente automatizável para verificação persistente ou única
  • Nenhum requisito de banco de dados adicional
  • Solução no local
  • Todos os resultados podem ser visualizados em formato de texto simples antes de serem enviados para a Autodesk 
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Gerenciamento de software

Quais são os benefícios de gerenciar meus recursos de softwares Autodesk?

As práticas de gerenciamento de software inteligentes podem ajudar sua empresa a gerenciar licenças complexas e evitar a não conformidade. Elas também podem ajudar a economizar dinheiro identificando implantações de licenças sub ou sobredimensionadas. O gerenciamento de software não se resume apenas a evitar a não conformidade. Ele ajuda a proteger seu trabalho, garantir a produtividade e é inteligente para os negócios.

Quais são alguns dos erros comuns de gerenciamento de software?

  • Pensar que todos os acordos de licença de software/termos de uso são iguais
  • Funcionários baixando softwares não válidos
  • Reutilização de máquinas sem formatá-las primeiro
  • Compartilhar logins
  • Permitir que pessoas/departamentos comprem o próprio software independentemente.

A Autodesk pode me ajudar a gerenciar meus recursos de software?

Sim, visite Gerenciamento de software para saber mais. Você também pode falar com um de nossos especialistas em suporte ao cliente para obter orientação sobre quais são as estratégias eficazes de gerenciamento de software.