Desenho arquitetônico

O software de desenho arquitetônico da Autodesk permite que você dê vida aos seus projetos.

O que é desenho arquitetônico?

Um desenho arquitetônico é um desenho técnico de uma construção (ou projeto de construção). Esses desenhos são usados por arquitetos para diversos propósitos: usar uma ideia de projeto para desenvolver uma proposta coerente, comunicar ideias e conceitos, permitir a construção por um empreiteiro ou fazer o registro de um edifício que já existe.

Renderização 3D de uma casa residencial combinada com anotações técnicas de rascunho.
Renderização de uma cafeteria criada com o AutoCAD

Como um software de desenho arquitetônico é usado?

O software de desenho arquitetônico é normalmente conhecido como software CAD (software de projeto assistido por computador). Os arquitetos usam este software para produzir o desenho técnico de um edifício contendo especificações que são usadas por um empreiteiro para construir o edifício arquitetônico final. Antes da existência de aplicativos de desenho arquitetônico, os arquitetos desenhavam manualmente essas plantas.

Tipos de desenho arquitetônico

  • Ilustração do Terminal Internacional de Cruzeiros de Tianjin.

    DESENHO CONCEITUAL

    Os desenhos conceituais são usados por arquitetos e projetistas de interiores como uma forma rápida e simples de explorar as ideias iniciais dos projetos. 

    Imagem gentilmente cedida pelo CCDI Group

  • Desenho CAD da Antiga Igreja de São Marcos, criado no AutoCAD LT.

    DESENHO DE TERRENO

    Uma planta do terreno é um desenho de engenharia detalhado que mostra informações sobre nivelamento, paisagismo, organização da construção, topografia e outros detalhes. Elas são facilitadas com o software de desenho arquitetônico que permite que essas informações sejam adicionadas rapidamente.

  • Renderização de modelo de construção estrutural para o projeto do Waterplace Park

    DESENHO ESTRUTURAL

    Um desenho estrutural é uma planta de como um prédio será construído. Estes tipos de desenhos de arquitetos detalham os membros carregadores de uma estrutura.

Software de desenho arquitetônico

Veja como outras pessoas estão usando o software de desenho arquitetônico

  • O Beacon Park de Detroit apresenta o premiado prédio do restaurante Lumen.

    TOULOUKIAN TOULOUKIAN

    A empresa de arquitetura usa o AutoCAD para impulsionar a renovação urbana

    Uma empresa de arquitetura premiada usa o AutoCAD para impulsionar a renovação urbana, incluindo a revitalização de um parque de Detroit com reutilização adaptativa e projeto ecológico. 

  • Instalação final de assentos de saguão.

    DESIGNSBYJCM

    Usando o AutoCAD para desenhar e montar trabalhos de carpintaria

    Descubra como o AutoCAD impulsiona um novo negócio para o desenho arquitetônico de carpintaria para marcenaria, mesas e muito mais.

  • Renderização de instalações de emergência para COVID-19.

    FALKBUILT-SPRUNG STRUCTURES

    De caneta e papel a um projeto arquitetônico completo

    A Falkbuilt-Sprung faz parceria com especialistas da Autodesk para projetar e fabricar instalações de emergência para ajudar a tratar a onda avassaladora de casos da COVID-19. 

Recursos de desenho arquitetônico

Recursos de desenho arquitetônico

  • Receba notícias, dicas e recursos de especialistas, direto da equipe da Autodesk.

  • Veja como a AEC Collection ajuda a dar suporte ao processo de projeto estrutural para fabricação para aço pré-moldado, vergalhão e estrutural.

  • Use o software BIM de projeto arquitetônico para conquistar mais trabalhos e manter os clientes. Crie projetos mais inovadores e sustentáveis, melhore a comunicação com os clientes e gerencie os dados.

  • Não tem certeza de qual programa de desenho arquitetônico é adequado para você? Utilize este gráfico de comparação para ver qual software atenderá melhor às suas necessidades.

  • Encontre fornecedores de tecnologia de terceiros que entreguem soluções que complementam o software de desenho da Autodesk para arquitetos.

  • Conheça os conceitos fundamentais e os fluxos de trabalho do Revit com este guia simples.

Perguntas frequentes sobre desenhos arquitetônicos

Muitos arquitetos usam o AutoCAD como uma ferramenta de desenho 2D para criar plantas baixas, elevações e cortes. Esse software de arquitetura acelera o processo de desenho com objetos pré-construídos, como paredes, portas e janelas, que se comportam como objetos do mundo real.

Usado em todo o mundo por arquitetos comerciais e residenciais, o CAD substituiu o desenho manual. Ele ajuda os usuários a criar projetos em 2D ou 3D para que possam visualizar a construção. O CAD permite o desenvolvimento, a modificação e a otimização do processo de projeto arquitetônico.

Sim. Estudantes e educadores podem ter acesso educacional gratuito por um ano a produtos e serviços Autodesk. Esse acesso é renovável, desde que a elegibilidade seja mantida. Saiba mais.

Os arquitetos projetam construções usando software com foco maior em ambientes exteriores, enquanto os designers de interiores se concentram nos espaços internos de construções e incluem mobiliário, luminárias e outros acessórios para criar a aparência e a função desejadas.

O software Revit da Autodesk ajuda os arquitetos durante todo o ciclo de vida do projeto, trazendo todas as disciplinas de arquitetura, engenharia e construção para um ambiente de modelagem unificado, proporcionando projetos mais eficientes e econômicos.

Além disso, as equipes de projeto podem trabalhar juntas a qualquer momento e em qualquer lugar usando o Revit com o BIM Collaborate Pro, uma solução de colaboração e gerenciamento de dados potente e segura baseada na nuvem.

Há muitos tipos de desenhos arquitetônicos que são necessários durante o processo de projetar, desenvolver e construir um edifício. Alguns são usados em momentos e estágios específicos, e outros (como plantas de piso e terreno) são continuamente aprimorados e adaptados à medida que o projeto se desenvolve.

Sejam bem-vindos clientes da ${RESELLERNAME}

Opte por participar para receber suporte de revendedor

Aceito que a Autodesk partilhe o meu nome e endereço de e-mail com a ${RESELLERNAME} para que esta fique apta a fornecer suporte de instalação e a enviar-me comunicações de marketing.  Compreendo que o Revendedir será o responsável pela forma como estes dados serão utilizados e geridos.

O e-mail é obrigatório O e-mail introduzido é inválido.

${RESELLERNAME}