Impressão 3D

Saiba como os principais fabricantes estão tirando o máximo proveito da impressão 3D para criar projetos antes considerados impossíveis e redefinir suas capacidades de produção.

O que é impressão 3D?

A impressão 3D, também chamada de fabricação aditiva (inglês), é uma família de processos que produz objetos ao adicionar material em camadas que correspondem a seções transversais sucessivas de um modelo 3D. O plástico e as ligas de metal são os materiais mais comumente usados para impressão 3D, mas quase tudo pode ser usado — de concreto a tecido vivo.

Para que a impressão 3D é usada?

Crie peças únicas e geometrias altamente complexas que só são possíveis com a impressão 3D.

  • Criação de protótipos

    Há muito tempo a impressão 3D vem sendo usada para criar rapidamente protótipos, maquetes de montagem e modelos de apresentação.

  • Peças leves

    A eficiência dos combustíveis e a redução das emissões estão impulsionando a necessidade de peças leves criadas por meio da impressão 3D para aplicações aeroespaciais e automotivas.

  • Produtos aprimorados de forma funcional

    A impressão 3D elimina muitas das restrições impostas pelos processos tradicionais de fabricação que impedem que os engenheiros projetem para alcançar um ótimo desempenho.

  • Implantes médicos personalizados

    Para obter a osseointegração, os fabricantes estão usando a impressão 3D para controlar com precisão a porosidade da superfície a fim de reproduzir melhor a estrutura do osso real.

  • Ferramentas, gabaritos e recursos

    As ferramentas e os acessórios de usinagem compostos impressos em 3D são geralmente mais baratos e rápidos de produzir, e as inserções resfriadas adequadamente para moldes de injeção podem reduzir drasticamente os tempos de produção.

  • Padrões de fundições de metal

    A impressão 3D combinada com a fundição de metal equipara a produção de peças projetadas de forma generativa à fabricação tradicional comprovada de objetos metálicos grandes.

Materiais e processos de impressão 3D

Sobre os diferentes processos de fabricação aditiva

Explore diferentes tecnologias e processos de fabricação aditiva para ajudá-lo a encontrar o mais adequado para seu fluxo de trabalho.

Que materiais podem ser impressos em 3D?

O uso do material adequado para seu projeto impresso em 3D pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um produto. Este artigo abordará quais materiais podem ser impressos em 3D.

Como é usado o software de impressão 3D?

  • Granta

    Start-up da Cidade do México inova na fabricação de implantes médicos

    A start-up Granta, da Cidade do México, está mudando o projeto e a fabricação de implantes médicos para pacientes que sofrem traumas na cabeça.

    Imagem cortesia da Granta

  • Airbus

    Partição biônica da Airbus

    A Airbus usa o design generativo (inglês) e a impressão 3D para criar uma partição de cabine forte, porém leve, para o A320 e dá o primeiro passo em direção ao avião do futuro.

    Imagem cortesia da Airbus

  • Stanley Black & Decker

    Um computador projetou a nova ferramenta da Stanley Black & Decker

    Usando design generativo e impressão 3D, o Centro de Inovação de Infraestrutura da Stanley Black & Decker está investigando novas abordagens para a criação de ferramentas industriais de alto desempenho.

    Imagem cortesia da Stanley Black & Decker

Futuro da impressão 3D

  • Como será o futuro da impressão 3D?

    A impressão 3D evoluiu muito desde os primeiros dias, quando era usada para enfeites de mesa. Conforme a tecnologia continua a evoluir, o futuro parece mais brilhante do que nunca.

  • Como a impressão 3D está revolucionando a indústria médica

    Em meio a uma crise global na área de saúde, a impressão 3D tornou-se uma solução flexível para os desafios médicos modernos.

  • O futuro da fabricação aditiva no setor aeroespacial

    Saiba como as empresas aeroespaciais estão comprando produtos para fabricação aditiva e o que isso significa para o sucesso contínuo do setor.

Tutoriais de impressão 3D

  • Como fatiar impressões 3D com o Fusion 360

    O Fusion 360 pode fatiar modelos para impressão 3D, sem a necessidade de salvar o arquivo como STL. Neste tutorial, colocaremos um modelo de projeto no espaço de trabalho Manufatura. Depois disso, fatiaremos esse modelo, simularemos a impressão 3D e salvaremos o Gcode.

  • Aditivo do Fusion 360 para a sua impressora 3D Ultimaker

    Este vídeo detalha o fluxo de trabalho de FFF, juntamente com dicas e truques para usar o aditivo FFF do Fusion 360 com uma impressora 3D Ultimaker.

  • Fluxo de trabalho da tecnologia FDM do Fusion 360 para impressão 3D

    Saiba mais sobre o processo de projeto usando a tecnologia de impressão 3D de modelagem de deposição fundida (FDM) com o poder de um fluxo de trabalho de modelagem muito flexível no software Fusion 360.

Impressão 3D e sustentabilidade

Como a sustentabilidade e o Fusion 360 podem ajudar você a economizar dinheiro e salvar o planeta

Descubra como você pode usar o software Fusion 360 para impulsionar a eficiência e a inovação em seus processos, o que beneficiará os seus resultados financeiros e o planeta.

Três considerações ambientais para o processo de impressão 3D de FFF (fabricação de filamentos fundidos)

Todo processo de fabricação, incluindo a impressão 3D de FFF, tem um impacto ambiental. Saiba como reduzir o impacto ambiental das peças.

Perguntas frequentes

Recursos gratuitos para impressão 3D

  • Acesse uma variedade de recursos projetados para ajudá-lo a identificar como você pode agregar valor aos seus produtos com a manufatura aditiva.

  • Saiba como usar o Tinkercad para modelar, alinhar e agrupar peças, cortar furos, adicionar texto personalizado e especificar dimensões. O Tinkercad permite exportar e fazer download de projetos para corte a laser e impressão 3D para enviar projetos para o Autodesk® Fusion 360.

  • Saiba como transformar suas ideias em realidade usando projetos no software Fusion 360 e como usar a impressão 3D para fabricar a sua ideia.

  • Obtenha atualizações e aprimoramentos de produtos, dicas e tutoriais úteis do Fusion 360, atualizações de roteiros e histórias da comunidade.

  • Fique por dentro das últimas novidades da impressão 3D e das atualizações do software Netfabb.

  • Saiba como imprimir um EPI de proteção facial em menos de quatro minutos e em fabricação aditiva em grande escala.

Sejam bem-vindos clientes da ${RESELLERNAME}

Opte por participar para receber suporte de revendedor

Aceito que a Autodesk partilhe o meu nome e endereço de e-mail com a ${RESELLERNAME} para que esta fique apta a fornecer suporte de instalação e a enviar-me comunicações de marketing.  Compreendo que o Revendedir será o responsável pela forma como estes dados serão utilizados e geridos.

O e-mail é obrigatório O e-mail introduzido é inválido.

${RESELLERNAME}