Obtenha o design generativo no Revit, agora disponível na AEC Collection. Saiba mais

VANTAGENS DA BIM

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA BIM?

Os benefícios da BIM aparecem na conexão de equipes, fluxos de trabalho e dados em todo o ciclo de vida do projeto, desde o projeto e a engenharia até a construção e operações, para proporcionar melhores formas de trabalho e melhores resultados.

Imagem cortesia de BNIM

Para que serve a BIM (vídeo: 2min51s)

Para que serve a BIM?

A BIM é usada para criar e gerenciar dados durante o processo de projeto, construção e operações. A BIM integra dados multidisciplinares para criar representações digitais detalhadas que são gerenciadas em uma plataforma aberta na nuvem para colaboração em tempo real. O uso da BIM oferece mais visibilidade, melhor tomada de decisões, opções mais sustentáveis e economia de custos em projetos de AEC.

O que é o processo de BIM?

O processo de BIM oferece suporte à criação de dados inteligentes que podem ser usados em todo o ciclo de vida de um projeto de edificações ou infraestrutura.

  • Uma planta 3D renderizada de uma paisagem urbana, incluindo ruas, vias fluviais, construções e outras infraestruturas.

    Planeje

    Forneça informações à equipe de planejamento combinando dados de captura da realidade e do mundo real para gerar modelos contextuais dos ambientes construído e natural.

  • Um projeto renderizado de uma paisagem urbana, incluindo ruas, vias fluviais, edifícios e outras infraestruturas.

    Projete

    Nesta fase estão as tarefas de projeto conceitual, análise, detalhamento e documentação. O processo de pré-construção começa com o uso de dados de BIM para informar as equipes responsáveis por cronogramas e logística.

  • Um projeto 3D renderizado de uma paisagem urbana sendo construída, incluindo ruas, vias fluviais, construções e outras infraestruturas.

    Construa

    Nesta fase, a fabricação tem início, usando as especificações de BIM. A logística da construção do projeto é compartilhada com empresas contratadas e empreiteiras para assegurar a sincronização e a eficiência ideais.

  • Um projeto renderizado de uma paisagem urbana totalmente operacional, incluindo ruas, vias fluviais, construções e outras infraestruturas.

    Opere

    Os dados de BIM são encaminhados às ações de operação e manutenção dos recursos concluídos. Os dados de BIM poderão ser usados futuramente em tarefas de reforma ou mesmo desconstrução, com economia de custos.

Por que a BIM é importante?

Segundo as Nações Unidas, até 2050 a população mundial será de 9,7 bilhões. A indústria de AEC precisa buscar formas mais inteligentes e eficazes de projetar e construir, não só como forma de atender à demanda global, mas para ajudar a criar espaços também mais inteligentes e resilientes.

Com a BIM, as equipes de projeto e construção não só trabalham com mais eficiência como também podem capturar os dados criados durante o processo para beneficiar atividades de operação e manutenção. Por isso, as exigências de BIM crescem em todo o mundo.

Como as equipes colaboram na BIM?

A BIM está revolucionando a maneira como os projetos são fornecidos em todos os setores, adicionando inteligência e eficiência à execução do projeto e conectando na nuvem equipes, dados e fluxos de trabalho em todos os estágios do projeto para obter melhores resultados.

O que é a Interoperabilidade de BIM?

A Interoperabilidade de BIM é a capacidade das equipes de projeto de AEC de trabalhar e se comunicar com fluidez entre disciplinas e setores, independentemente dos fornecedores e das ferramentas de software preferidos. Na Autodesk, estamos comprometidos em oferecer suporte a um ecossistema de software de AEC aberto e interoperável definido por uma conexão de dados contínua.

Ferramentas de BIM na AEC Collection

Use os fluxos de trabalho avançados de BIM e CAD para criar de novas maneiras e construir com confiança.

  • Fachada de vidro de um moderno edifício comercial em Hamburgo, Alemanha.

    Revit

    Os profissionais de projetos de construções podem impulsionar a eficiência e a precisão ao longo do ciclo de vida do projeto, desde o projeto conceitual até a construção.

  • Uma paisagem urbana fictícia renderizada da infraestrutura, incluindo ruas, ferrovias, túneis, pontes, estruturas de água e outros.

    Civil 3D

    Os profissionais de projetos de infraestrutura podem aprimorar a entrega do projeto, reduzir riscos, erros e omissões e responder mais rapidamente às mudanças do projeto.

  • Renderização de um edifício comercial aberto com um corte transversal que mostra o espaço interior e o projeto de paisagismo.

    AutoCAD

    Os arquitetos, engenheiros e profissionais de construção confiam no software de projeto com auxílio do computador (CAD) para criar desenhos 2D e 3D precisos.

Mude o mapa

Explore como o conjunto avançado de softwares de BIM e CAD da AEC Collection fornece a todos os projetistas, engenheiros e empreiteiros as ferramentas de que eles precisam.

Como implementar com sucesso a BIM em sua empresa

A mudança para a BIM pode parecer uma tarefa assustadora. Neste vídeo, analisaremos duas estratégias que ajudarão sua empresa a criar uma visão eficaz da BIM e gerenciar as mudanças durante a transição para a BIM.

Visão geral da implementação da BIM (vídeo: 3min24s)

Perguntas frequentes

A diferença entre o Revit e a BIM é que a BIM é um processo (uma metodologia) para que as equipes de projeto façam interface com a tecnologia para fornecer melhores resultados de projeto no mercado de AEC, enquanto o Revit é uma plataforma de software projetada para facilitar esse processo. As ferramentas no Revit foram projetadas especificamente para oferecer suporte à BIM, permitindo que os usuários criem um modelo estruturado e inteligente com informações armazenadas nele.

A diferença entre a modelagem 3D CAD e a BIM é que, embora os dois processos forneçam expressões geométricas de construções e infraestrutura, o processo de BIM vai além da geometria para capturar relações, metadados e comportamentos intrínsecos aos componentes construtivos do mundo real. Combinados com a tecnologia do ecossistema da BIM, esses dados impulsionam resultados aprimorados do projeto de uma forma que a modelagem 3D não consegue.

Tanto os processos de CAD quanto de BIM são usados para capturar e comunicar a intenção do projeto e da construção de um projeto de AEC usando uma representação de desenho, ajudando os envolvidos a entender o que precisa ser construído e como. A BIM permite que as equipes de projeto e construção aproveitem o investimento em tecnologia para fazer muito mais. O processo de BIM oferece suporte à criação e ao gerenciamento de informações durante o ciclo de vida de um projeto de AEC, federando toda a documentação multidisciplinar de projeto e construção em um conjunto de dados comum. Como esses dados podem ser acessados em várias representações, de 2D a 3D ou mesmo tabelas, as informações são muito mais acessíveis e conectadas do que nas diferentes fontes de dados associadas a abordagens CAD tradicionais.

Sejam bem-vindos clientes da ${RESELLERNAME}

Opte por participar para receber suporte de revendedor

Aceito que a Autodesk partilhe o meu nome e endereço de e-mail com a ${RESELLERNAME} para que esta fique apta a fornecer suporte de instalação e a enviar-me comunicações de marketing.  Compreendo que o Revendedir será o responsável pela forma como estes dados serão utilizados e geridos.

O e-mail é obrigatório O e-mail introduzido é inválido.

${RESELLERNAME}