• Brasil

    Nós o redirecionamos para uma página equivalente no nosso site local onde você pode ver preços e promoções locais e fazer compras on-line.

    Stay on our U.S. site

Keyboard ALT + g to toggle grid overlay

BENEFÍCIOS DO BIM

Melhor coordenação e colaboração no projeto com todos os envolvidos, fluxos de trabalho eficientes, visualizações 3D e os consequentes resultados aprimorados dos seus projetos são apenas alguns benefícios do uso de processos BIM.

Imagem gentilmente cedida pela BNIM

O que é BIM?

Modelagem de informação da construção (ou “Building Information Modeling”, em inglês) é o nome de um processo que começa com a criação de um modelo 3D inteligente e permite ações de gerenciamento da documentação, coordenação e simulação em todo o ciclo de vida do projeto (planejamento, projeto, construção, operação e manutenção).

Para que serve o BIM?

A metodologia BIM é usada para projetar e documentar projetos de edificações e infraestrutura. Todos os detalhes de uma construção são modelados em BIM. O modelo pode ser usado para análise, para explorar as opções de projeto de construção e criar visualizações que ajudam os envolvidos a entender antecipadamente a aparência final da construção. Esse modelo é usado para gerar a documentação do projeto para a fase de construção.

O que é o processo do BIM?

O processo do BIM oferece suporte à criação de dados inteligentes que podem ser usados em todo o ciclo de vida de um projeto de edificações ou infraestrutura.

  • PLANEJAMENTO

    Forneça informações à equipe de planejamento combinando dados de captura da realidade e do mundo real para gerar modelos contextuais dos ambientes construído e natural.

  • PROJETISTAS

    Nessa fase estão as tarefas de projeto conceitual, análise, detalhamento e documentação. O processo de pré-construção começa com o uso de dados BIM para informar as equipes responsáveis por cronogramas e logística.

  • CONSTRUIR

    Nessa fase, a fabricação começa a usar especificações BIM. A logística da construção do projeto é compartilhada com empresas contratadas e empreiteiras para assegurar a melhor sincronização e a maior eficiência.

  • OPERE

    Os dados BIM são encaminhados às ações de operação e manutenção dos equipamentos concluídos. Os dados BIM podem ser usados futuramente em tarefas de renovação ou mesmo desconstrução, com economia de custos.

Por que o modelo BIM é importante?

Segundo as Nações Unidas, até 2050 a população mundial será de 9,7 bilhões. A indústria de AEC precisa buscar formas mais inteligentes e eficazes de projetar e construir, não só como forma de acompanhar a demanda global, mas para ajudar criar espaços também mais inteligentes e resilientes.

O modelo BIM não apenas permite que as equipes de projeto e construção trabalhem com mais eficiência, como também captura os dados que eles criam durante o processo para beneficiar as operações e atividades de manutenção. É por isso que as exigências dos processos BIM estão aumentando em todo o mundo.

VER PAÍSES COM EXIGÊNCIAS DO BIM

Global BIM Mandates

Many countries have standards mandating that BIM is used on new building and infrastructure projects. These countries include: Brazil, Chile, Denmark, Finland, Norway, United Kingdom, South Korea, Singapore and Vietnam.

Image courtesy of [credit]

Como a metodologia BIM é usada na sua indústria

Saiba mais sobre como a metodologia BIM pode ajudá-lo a otimizar seu trabalho e os processos da sua empresa.

  • Tome melhores decisões de projeto, aprimore o desempenho na construção e colabore com mais eficiência em todo o ciclo de vida do projeto.

  • Utilize fluxos de trabalho inteligentes e conectados para ajudar a melhorar a previsibilidade, a produtividade e a lucratividade.

  • Digitalize a área de construção e conecte as informações sobre o projeto, da criação à construção e entrega.

Free BIM Resources

Building Design Guide

Learn how BIM workflows automate the ordinary and can help you unlock new levels of creativity and innovation.

INFRASTRUCTURE BIM TIPS

Get personalized BIM-ready tips for transportation, land development, and civil structures in just two steps.