Projeto assistido por computador

Software CAD para arquitetos, engenheiros e projetistas

Saiba como o software CAD pode beneficiar seu próximo projeto

Projeto mecânico de uma cabine no AutoCAD 2024.

O que é o software CAD?

O CAD, ou projeto e desenho assistidos por computador (CADD, computer-aided design and drafting), é uma tecnologia criada para os criadores projetarem, desenharem e produzirem documentação técnica, substituindo técnicas manuais de desenho e esboço por um primeiro processo digital. Seja você um arquiteto, projetista ou engenheiro, provavelmente já usou programas CAD 3D ou 2D, como os softwares AutoCAD, AutoCAD LT, Civil 3D, Inventor ou Fusion 360. Essas ferramentas amplamente usadas podem ajudar você a explorar conceitos de projeto, visualizar com renderizações fotorrealistas e simular o desempenho do mundo real. 

Casa flutuante projetada no Autodesk AutoCAD, usando os conjuntos de ferramentas específicos da indústria incluídos no software.

Como escolher seu software CAD

A escolha do software para desenho técnico certo é essencial para a eficiência do projeto. Para decidir bem, defina suas necessidades e metas específicas e combine os recursos de software com os requisitos do projeto. Em seguida, verifique a compatibilidade com seus formatos de arquivo preferidos e outros softwares no fluxo de trabalho do projeto e, por último, considere os recursos de aprendizagem disponíveis, como tutoriais, treinamento e uma comunidade de usuários de suporte. 

O software CAD mais vendido da Autodesk

Ferramentas CAD 2D e 3D, com informações aprimoradas, automação de IA e recursos de colaboração. A assinatura inclui o AutoCAD em desktop, na Web, em dispositivos móveis e sete conjuntos de ferramentas especializadas.


A melhor ferramenta do setor para desenho e documentação de CAD 2D. A assinatura inclui o AutoCAD LT no desktop, na Web e em dispositivos móveis.


Desenhe, anote e adicione dados de campo aos desenhos on-line usando seu navegador da web ou dispositivo móvel. Acesse e edite arquivos DWG e colabore rapidamente com usuários do AutoCAD em projetos.


Principais softwares CAD Autodesk para arquitetura, engenharia e construção

Planeje, projete, construa e gerencie edifícios com poderosas ferramentas de modelagem de informações de construção (BIM).


Ferramenta de BIM 3D simplificada para a produção de documentação e projetos de arquitetura 3D


Projeto de engenharia civil e documentação de construção


Principais softwares CAD Autodesk para projeto industrial e de produtos

Ferramentas de desenho e engenharia de nível profissional para desenho mecânico 3D, simulação, visualização e documentação.


Software CAD/CAM/CAE 3D baseado em nuvem para projetos de produtos


Software de projeto industrial para esboçar, criar modelos conceituais, gerar superfícies e visualizar. Disponível como Alias Concept, Surface, Design e AutoStudio.


Benefícios dos softwares CAD

Saiba mais sobre alguns dos principais benefícios dos softwares CAD da Autodesk.

Maior produtividade

O CAD simplifica processos, reduz erros, aprimora a colaboração e fornece as ferramentas para um projeto eficiente.

Documentação de projetos

Use ferramentas para dimensionamento, anotação, geração de listas de materiais, blocos de margens e carimbo, montagem e desenhos seccionais.

Componentes de projeto redefinidos

Otimize o fluxo de trabalho do projeto com bibliotecas de componentes comuns, modelos e peças pré-projetadas.

Recursos de software CAD

Descubra as principais ferramentas e recursos de software CAD disponíveis nos softwares Autodesk.

Projetistas reunidos em torno de um tablet com renderização na tela.

Esboço 2D

Crie projetos complexos, esquemas técnicos e plantas de arquitetura com CAD 2D, minimizando erros causados pelo desenho manual. 

 

Renderização de capacete exibida em uma tela de computador.

Modelagem 3D

Esculpa, modifique e visualize projetos em tempo real com CAD 3D, elevando o processo de projeto iterativo a novos patamares.

 

Curvas de fachada de construção em metal.

Projeto paramétrico

Ajuste facilmente cotas (inglês), proporções e variáveis para poder visualizar toda a sequência do projeto.

Renderização de um projeto de montagem de freio automobilístico.

Projeto de montagens

Use uma combinação avançada de recursos de projeto para ver, interagir e otimizar componentes complexos.

 

Como profissionais de diferentes setores usam softwares CAD?

Os softwares Autodesk 2D3D CAD são usados por disciplinas de engenharia em diferentes setores. Veja como os profissionais usam ferramentas de CAD (projeto assistido por computador) para aprimorar processos - do conceito à entrega.

Elevador do Standard Hotel, Londres, projetado pela Orms Designers and Architects.

Arquitetos

Projete e desenhe com ferramentas de CAD desenvolvidas para arquitetos. Leve suas ideias do projeto à documentação em um único ambiente de software.


Imagem gentilmente cedida pela Orms Designers and Architects

Projeto de engenharia de construção mostrando o nascer do sol.

Engenheiros de construção

Juntos, a modelagem de informações de construção (BIM) e o CAD formam uma combinação avançada de ferramentas digitais que capacitam engenheiros estruturais e de MEP a entregar projetos de construção seguros, eficientes e em conformidade com as normas.


Vista aérea de projeto de estradas e ponte para engenharia civil.

Engenheiros civis

Otimize o processo do seu projeto, aprimore a comunicação do projeto e conduza projetos de engenharia civil mais bem-sucedidos e econômicos com softwares CAD e BIM.


Trabalhadores visualizam um tablet digital em um canteiro de obras.

Profissionais de construção

Conecte cada etapa da construção, do projeto às operações, para entregar seu projeto cumprindo prazos e orçamento.


Homem trabalha em produto físico enquanto consulta seu software CAD Autodesk.

Projetistas e engenheiros de produtos

Projete, automatize e valide o desenvolvimento de produtos usando informações de dados, do piso superior ao chão de fábrica.


Duas pessoas analisam visualização de layout de fábrica.

Engenheiros de produção

Otimize layouts de manuseio de materiais e equipamentos de fábrica para maximizar a qualidade e a eficiência da produção.


Braços robóticos em linha de montagem automatizada de uma fábrica automotiva.

Manufatura avançada

Usine, fabrique e inspecione peças de alta qualidade com eficiência, reduzindo custos e o tempo de disponibilização no mercado para impulsionar o crescimento dos negócios.


Renderização de carro conceitual.

Projetistas automotivos

Conceitualize, projete e renderize projetos automotivos (inglês) usando tecnologia Classe A de revestimento e renderização profissional.


Arquiteta trabalha no seu laptop.

Software CAD na nuvem

O software CAD na nuvem funciona pela Internet, armazenando dados de projeto remotamente e permitindo o acesso de vários dispositivos. Essa abordagem aprimora a colaboração nos projetos, permitindo que vários usuários trabalhem em tempo real ao mesmo tempo em que o controle avançado de avançado de versões ajuda a garantir a integridade desses projetos. Os usuários se beneficiam com o acesso fácil aos projetos em qualquer lugar e a menor complexidade do gerenciamento de arquivos, além de backups automáticos e medidas de segurança mais rigorosas.  

Perguntas frequentes sobre softwares CAD

Quais profissionais usam softwares CAD?

O software CAD é usado por diversas profissões cujo trabalho exige precisão e visualização de projetos. Arquitetos de construção e paisagistas, engenheiros (disciplinas como mecânica, civil, automotiva, aeroespacial e elétrica), projetistas (inclusive áreas de produtos, industriais, gráficos, mecânicos, interiores e joalheria), planejadores urbanos e profissionais de construção e levantamento topográfico, todos contam com o CAD. Esses softwares ajudam a criar modelos 2D e 3D detalhados, esquemas, layouts e planos, permitindo que os profissionais conceitualizem, projetem e otimizem estruturas, produtos e sistemas de forma eficiente, em diferentes setores. 

Quais são os diferentes tipos de softwares CAD?

Há vários tipos de softwares CAD disponíveis, para atender às diferentes necessidades de projeto. Desenhos técnicos usam CAD 2D e o CAD 3D cria modelos tridimensionais para o trabalho de projeto e arquitetura de produtos. O CAD paramétrico estabelece relações entre elementos e a modelagem direta oferece modificações flexíveis no projeto. A modelagem de superfície cria superfícies curvas e a modelagem de sólidos define volumes e massa. Os softwares de renderização e animação visualizam projetos de forma realista. O software BIM (Building Information Modeling, modelagem de informação da construção) (inglês) se concentra na arquitetura e na construção, e o EDA (Electronic Design Automation, automação de projetos eletrônicos) (inglês) lida com sistemas eletrônicos. O CAM gera instruções de fabricação, e há tipos de CAD especializados para projetos de fábricas, moda e muitas outras áreas.

O software CAD pode ser usado para impressão 3D?

O software CAD é um componente fundamental do processo de impressão 3D. Ele permite a criação de modelos 3D complexos, otimiza-os para impressão e gera formatos de arquivo compatíveis, como STL. As ferramentas CAD facilitam a inclusão de estruturas de suporte e ajudam a garantir a precisão e a escala do modelo. Interagindo com softwares de fatiamento, o CAD ajuda a dividir modelos em camadas e os prepara para impressão 3D. O software também ajuda a criar protótipos, refinar projetos e prevenir erros antes da impressão final. Resumindo, o software CAD atua na impressão 3D, do projeto inicial à criação de arquivos de projetos para impressora 3d.

Há opções gratuitas de softwares CAD disponíveis?

Há várias opções gratuitas de softwares CAD disponíveis, que atendem a diversas necessidades de projeto. Entre os produtos Autodesk estão o Fusion 360 (para projetos 3D) e o Tinkercad (para projetos mais simples). O FreeCAD é um modelador paramétrico de código aberto, o Blender atende às necessidades de modelagem 3D e animação, e o LibreCAD é especializado em desenhos técnicos 2D. O OpenSCAD adota uma abordagem de scripts para o projeto, enquanto o plano gratuito do OnShape baseia-se em nuvem. O SolveSpace tem como foco o projeto mecânico 3D paramétrico e o DraftSight oferece recursos de desenho 2D. Além disso, o ScorchCAD oferece uma opção fácil de usar, com base em navegador. Com essas ferramentas gratuitas, alunos, amadores e outras pessoas podem trabalhar em projetos sem restrições financeiras. 

Ver mais perguntas frequentes

Recursos de software CAD

Conheça os seis principais motivos para você escolher o AutoCAD em vez de outros softwares CAD. Experimente os benefícios do AutoCAD e veja por que nenhuma alternativa de CAD se compara.

 

Prossiga rumo ao domínio do CAD com os cursos de treinamento em softwares CAD Autodesk, online, em ritmo próprio e orientados por instrutores, que ajudam a garantir a sua competitividade na sua área.

Conheça as principais etapas do desenvolvimento de padrões de software CAD e construa uma base sólida para o sucesso da sua equipe de CAD.

 

Acesse as informações de que você precisa para entender os padrões de software CAD e ajudar sua equipe de profissionais de CAD a ser, simplesmente, a melhor.

 

Explore os benefícios dos softwares CAD, veja aplicações altamente criativas em vários setores e saiba mais sobre as novas tendências no setor. 

 

Maximize sua experiência com softwares CAD usando este guia especializado sobre como gerenciar e personalizar instalações do AutoCAD. Consulte perguntas frequentes e recursos que abrangem versões recentes.

 

Mais recursos de aprendizagem

Classes de software CAD

Saiba como usar os softwares CAD e aprimorar suas habilidades por meio das opções de aprendizagem gratuitas e pagas oferecidas pela Autodesk.


Comunidade CAD

Veja respostas para suas dúvidas sobre CAD, compartilhe seu conhecimento, construa sua rede e siga aprendendo sempre. 


Software CAD para educação

Estudantes e educadores elegíveis têm acesso educacional gratuito por um ano a produtos e serviços Autodesk.


Inspiração com softwares CAD

Conheça a vanguarda de pensamento que inspira líderes em arquitetura, construção, manufatura, engenharia e projeto.