Asset 12 Asset 10 Asset 15 Asset 15 autodesk_icon_font_04_06_16_kl Asset 11 autodesk_icon_font_04_06_16_kl autodesk_icon_font_1_18_17_start_over-01
  • Brasil

    Nós o redirecionamos para uma página equivalente no nosso site local onde você pode ver preços e promoções locais e fazer compras on-line.

    Stay on our U.S. site

Keyboard ALT + g to toggle grid overlay

Entrega de projetos colaborativa

Benefícios dos métodos alternativos de entrega de projetos

A entrega de projetos está ficando cada vez mais colaborativa

Métodos colaborativos de entrega de projetos, como a entrega integrada de projetos (IPD) com base em design e parcerias público-privadas (PPP), estão ganhando terreno nas abordagens tradicionais. A entrega de projetos está se tornando cada vez mais colaborativa, levando a uma necessidade de novas formas de trabalho em conjunto. As empresas de design e construção estão buscando combinações alternativas para a formação de equipes, como: parcerias para empreendimentos conjuntos, os usuários finais estão testando abordagens de acomodações amplas que exigem compartilhamento de localização e requisitos de servidor em comum, e equipes globalmente distribuídas estão procurando maneiras de se comunicar com mais eficiência.

À medida que a indústria se move em direção à colaboração, os contratos que vinculam as equipes de projetos estão evoluindo. Portanto, a tecnologia de suporte para essas equipes também deve evoluir.

Construção de design

Um projeto de construção de design compreende duas ou mais equipes que trabalham em conjunto, possibilitando que uma equipe se concentre no design enquanto a outra mantém seu foco no processo de construção. Em contraste com um projeto tradicional de construção com proposta de design, no qual a equipe de design e a equipe de construção fazem propostas para um projeto separadamente, um projeto de construção de design requer que ambas façam propostas para um projeto ao mesmo tempo.

  • Construção com proposta de design vs. construção de design: A diferença entre a construção de design e a construção com proposta de design é que a primeira é uma equipe combinada de design e construção, com um ponto de contato para o proprietário, enquanto a última implica que esse proprietário deve localizar entidades independentes para o design e a construção, respectivamente.
  • Construção de design liderada pelo empreiteiro: Tradicionalmente, projetos de construção de design se baseiam em um contrato entre um proprietário e um empreiteiro, no qual este último contrata uma empresa de arquitetura para concluir o design. Esse tipo de equipe de construção de design é liderado pelo empreiteiro, e não pelo arquiteto.
  • Construção de design liderada pelo arquiteto: Uma abordagem de construção de design liderada pelo arquiteto é definida por um contrato entre o proprietário e o arquiteto, no qual este último é contratado para concluir tanto o design quanto a construção de um projeto.

Entrega integrada de projetos (IPD)

A entrega integrada de projetos, ou IPD, é um método de entrega de projetos que se destaca pela colaboração antecipada entre equipes interfuncionais por todas as fases de design, fabricação e construção. Ao celebrarem esse tipo de acordo contratual, as equipes são capazes de aproveitar de forma colaborativa os talentos e as percepções de todos os participantes, para otimizar resultados de projetos, aumentar o valor para o proprietário, reduzir os desperdícios e maximizar a eficiência em todas as fases de design, fabricação e construção. Todo o processo, desde o conceito até a construção, é definido por um envolvimento inicial significativo entre todos os principais participantes.

Benefícios da IPD

Um projeto de IPD melhora os resultados de projetos, alterando a maneira como as decisões são tomadas, as metas são atingidas e as responsabilidades são compartilhadas. As principais características de um projeto de IPD são objetivos compartilhados, a tomada consensual de decisões e o uso do BIM (em inglês), Modelagem de informações de construção.

O American Institute of Architecture criou um guia abrangente para projetos de IPD, destacando tipos de contratos, processos e funções.

Parceria para empreendimentos conjuntos (JV)

Uma parceria para empreendimentos conjuntos, ou JV, é uma parceria de projeto que cria uma nova pessoa jurídica composta por duas ou mais empresas diferentes. Muitas vezes, duas empresas formam uma parceria para JV quando almejam um contrato para obter benefícios de habilidades e recursos compartilhados, possibilitando a conquista de projetos maiores ou mais complexos do que aqueles que elas seriam capazes de conquistar individualmente.

Benefícios do JV

Acordos de empreendimentos conjuntos permitem que pequenas e médias empresas, ou empresas com especialização complementar, combinem seus esforços de modo a fazerem propostas para um projeto como uma única entidade unificada. O estilo de entrega de projetos por empreendimento conjunto requer um alto nível de colaboração não só entre esses dois parceiros em equipe, mas também entre varias disciplinas que podem estar localizadas em várias cidades, estados ou países.

Parcerias público-privadas (PPP)

Um projeto com parceria público-privada (ou PPB, P3 ou PF2) é um método de entrega de projetos que inclui pelo menos uma autoridade do setor público e um ou mais participantes do setor privado. Esse tipo de contrato permite que o setor público utilize com eficiência os conhecimentos de um setor privado e, ao mesmo, minimize seus riscos. Um projeto típico de PPP inclui uma equipe de projeto integrada, responsável pela entrega ao longo de todo o ciclo de vida do projeto, desde a fase de design até a construção e as operações contínuas.

Benefícios do PPP

Um PPP é definido pelo objetivo em comum dos setores público e privado de prestar um serviço em conjunto para o público. Os principais benefícios de uma parceria público-privada são os riscos e as responsabilidades compartilhados. Esse tipo de parceria gera maior flexibilidade para o setor público e, portanto, é frequentemente utilizado para projetos de infraestrutura em larga escala, como estradas, hospitais, centros de convenções, escolas e construções civis.

Acordos de formação de equipe C102

Acordos de formação de equipe permitem que empresas de diferentes especialidades formem uma equipe combinada, com o objetivo de se tornarem mais atraentes para os proprietários. Essas equipes, que devem ser diferenciadas de empreendimentos conjuntos, não são pessoas jurídicas, mas definem claramente funções de membros e gerentes, expectativas de compensação e planos de contingência antes de qualquer trabalho em um projeto. Embora a combinação de equipes esteja se tornando uma abordagem cada vez mais comum, um contrato apropriado só foi disponibilizado pouco tempo atrás.

Benefícios de acordos de formação de equipe

Acordos de formação de equipe proporcionam uma clara definição de funções desde o início de um projeto, permitindo ao mesmo tempo que as equipes de especialistas trabalhem em conjunto de forma colaborativa em direção a uma meta em comum. Saiba mais sobre os benefícios de acordos de formação de equipe e como eles estão mudando a maneira como as pequenas e médias empresas estão se unindo para conquistar grandes projetos.

Hennebery Eddy Architects e Fentress Architects

A Hennebery Eddy Architects e a Fentress Architects usaram o BIM 360 Team e o Collaboration for Revit para centralizar suas duas equipes de design na nuvem.

Moriyama & Teshima Architects

A Moriyama & Teshima, em um empreendimento conjunto com a Architecttura, usou o BIM 360 Team como ponto central para toda a colaboração em projetos, o que permitiu que as duas equipes de design fizessem revisões e colaborações em modelos do Revit.

Bates Architecture

O BIM 360 Team ajudou a Bates a entregar um projeto de hospital com construção de design, avaliado em US$ 140 milhões, fora da cidade de St. Louis, no estado do Missouri. Esse projeto contou com a participação de membros de equipes da Bates, da McCarthy Building Companies e do Mercy Hospital.

Soluções de colaboração da Autodesk

A tecnologia está mudando radicalmente a forma como produtos, construções e infraestruturas são entregues. Designers, engenheiros, empreiteiros, proprietários e cadeias de suprimentos precisam de soluções de gerenciamento de dados para facilitar a colaboração em projetos. À medida que as tecnologias de nuvem são alavancadas, está havendo uma grande mudança no modo de operação das empresas de design e construção.

BIM 360 Team (Inglês)
O BIM 360 Team fornece uma plataforma centralizada para comunicação, compartilhamento de arquivos e revisões de design para equipes de design e os envolvidos no projeto.

BIM 360 Docs (Inglês)
Concebido para equipes de projeto de construção, o BIM 360 Docs permite publicar, gerenciar, revisar e aprovar todos os documentos, plantas e modelos de projetos na nuvem.

Collaboration for Revit (Inglês)
Integrado com o BIM 360 Team, o Collaboration for Revit permite que vários designers do Revit acessem e trabalhem simultaneamente em coautoria no Revit.

Recursos adicionais de entrega de projetos

Blog do BIM 360

Blog do A360

Melhorando os resultados com a IPD e a BIM (PDF) Saiba como o BIM é um componente central das mudanças de processos desencadeadas pela IPD.

Desbravando novos caminhos com a entrega integrada de projetos (PDF) Usando a IPD e o BIM, o proprietário, o arquiteto e o construtor de uma edificação são capazes de compartilhar decisões e responsabilidades.

O Collaboration for Revit transforma o trabalho em equipe para empreendimentos conjuntos (PDF ) Saiba como as equipes de design remotas estão usando a nuvem para colaboração.