DESIGN E MANUFATURA DE PRODUTOS

Moldagem por injeção plástica

Compartilhar:

O que é moldagem por injeção plástica?

A moldagem por injeção termoplástica é um método para a fabricação de peças de alto volume com materiais plásticos. Devido à sua confiabilidade e flexibilidade nas opções de projeto, a moldagem por injeção é usada em muitos setores, incluindo embalagens, bens de consumo e eletrônicos, automotivo, médico e muitos outros.

Quais são os tipos mais comuns de processos de moldagem por injeção?

O processo tradicional de moldagem por injeção termoplástica pode ser modificado para incluir processos que ajudam a melhorar a qualidade da peça e a flexibilidade do projeto da peça. Veja abaixo alguns exemplos:

  • Moldagem por injeção de termorrígidos

    A moldagem com materiais termorrígidos requer meios químicos ou de calor para cruzar cadeias poliméricas.

  • Sobremoldagem

    A sobremoldagem é um processo de moldagem por injeção em que um material é moldado sobre outro.

  • Moldagem por injeção assistida à gás

    O gás inerte é introduzido, sob alta pressão, no polímero derretido ao final da fase de injeção do molde.

  • Moldagem por coinjeção e por bi-injeção

    Injeção de dois materiais diferentes em locais iguais ou diferentes.

  • Moldagem por injeção microcelular

    Uso de agente soprador físico, agente soprador químico (CBA) ou processo de retorno do núcleo do molde para acionar a espuma do polímero dentro do molde.

  • Moldagem por injeção de pó (PIM)

    Técnica de formação para produção de pequenos componentes utilizando pós, tipicamente cerâmicas (CIM) ou metais (MIM), e agentes de ligação

Quais são algumas vantagens da moldagem por injeção?

A moldagem por injeção fabrica quantidades elevadas de peças mais rapidamente do que outros métodos de fabricação (usinagem ou impressão 3D). Processos automatizados e de alta precisão incentivam a criação de peças idênticas, promovendo baixos custos de mão de obra. A personalização permite flexibilidade no projeto de peças (por exemplo, inserções moldadas) e propriedades do material (por exemplo, cor, clareza, resistência e flexibilidade).

Que desafios podem surgir com a moldagem por injeção?

Os projetistas de peças, os engenheiros de moldes e outras partes interessadas na manufatura podem enfrentar seus próprios desafios, que afetam a qualidade da peça. Muitas vezes, esses profissionais precisam trabalhar juntos para resolver o problema, caso ele não seja detectado nos estágios iniciais do projeto.

Alguns exemplos desses desafios são variações de material, linhas de solda, marcas de afundamento, deformação, longos tempos de ciclo e preenchimento incompleto de cavidade.

Como o software de simulação de moldagem por injeção ajuda?

A simulação de moldagem pode ajudar projetistas e engenheiros a compreender os riscos no início do processo de projeto e a lidar com eles antes do investimento completo. O software de simulação oferece a engenheiros, fabricantes de moldes e outros profissionais de moldagem soluções precisas de prototipagem digital e ajuda a colocar produtos melhores no mercado com mais rapidez.

A simulação do Moldflow pode ser combinada com outras ferramentas de simulação, incluindo tensão mecânica, vibração, movimento, dinâmica de fluidos computacional (CFD) e multifísica, oferecendo uma abordagem rápida, precisa e inovadora para resolver os problemas de projeto mais desafiadores.

Como o software de simulação de moldagem por injeção Moldflow pode ajudar?

  • Imagem de variações de temperatura de simulação de peças plásticas

    Prever defeitos de acabamento de superfície

    Analisar os padrões de preenchimento e os efeitos de alterações na geometria e na configuração do processo, como as marcas de afundamento.

  • Imagem mostrando a simulação Moldflow de uma peça com caixa distorcida

    Prever e evitar deformações

    Investigue as causas de deformação e examine as opções para minimizar ou corrigir a deflexão da peça.

  • Imagem do banco de dados de materiais do Moldflow

    Otimize projetos para leveza

    Analise e compare materiais avançados para esforços leves, como com componentes automotivos.

  • Imagem do Moldflow de simulação comparando o resfriamento tradicional e o conformal

    Reduzir o tempo de ciclo da peça

    Preveja a eficiência de resfriamento da peça. Faça testes com o resfriamento conformal avançado ou o aquecimento por indução antes de investir em moldes caros.

Explore o software de moldagem e manufatura por injeção

Comparar
Saiba mais

Recursos para simulação de moldagem por injeção

Saiba como nossa Plataforma de Inovação de Produtos permite que você projete produtos com mais eficiência e gerencie os ciclos de vida dos produtos.

Explore softwares de manufatura que podem ajudar você a usinar, imprimir, inspecionar e fabricar peças de melhor qualidade, com mais rapidez.

Software grátis de moldagem por injeção

PARA ESTUDANTES E EDUCADORES

Estudantes e educadores podem receber uma assinatura gratuita do software de simulação de moldagem por injeção Moldflow Adviser Ultimate.

Siga em:

Sejam bem-vindos clientes da ${RESELLERNAME}

Opte por participar para receber suporte de revendedor

Aceito que a Autodesk partilhe o meu nome e endereço de e-mail com a ${RESELLERNAME} para que esta fique apta a fornecer suporte de instalação e a enviar-me comunicações de marketing.  Compreendo que o Revendedir será o responsável pela forma como estes dados serão utilizados e geridos.

O e-mail é obrigatório O e-mail introduzido é inválido.

${RESELLERNAME}