SOFTWARE DE LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO DO SOLO

A Autodesk cria software de levantamento topográfico para topógrafos, engenheiros civis, gerentes de projetos e profissionais de construção.

O que é o software de levantamento topográfico do solo?

Dois engenheiros usam seus equipamentos para fazer o levantamento topográfico do solo em um canteiro de obras.

O software de levantamento topográfico auxilia no processo de avaliação de uma paisagem 3D para determinar os ângulos e as distâncias entre uma série de pontos. A medição do posicionamento desses pontos é geralmente usada para estabelecer mapas e limites para construções e outros projetos civis subterrâneos.

Como funciona o levantamento topográfico do solo?

Um topógrafo local que trabalha em uma mina de cobre de poço aberto na Zâmbia

Os topógrafos usam uma variedade de ferramentas, como o estações totais (que usam feixes de luz e medição eletrônica de distância para coletar dados e triangular posições), dispositivos GPS, teodolitos, drones, refletores, scanners 3D a laser (inglês) e outros dispositivos tecnológicos. O levantamento topográfico também utiliza o conhecimento e as práticas de diversos campos, incluindo a trigonometria, a geometria, a engenharia e a física. Hoje, os dados e as medidas coletados pelos topógrafos em campo podem ser alimentados no software de levantamento topográfico para gerar cálculos precisos, visualizações e muito mais.

Métodos de levantamento topográfico do solo

Embora existam muitas técnicas diferentes de levantamento topográfico do solo, há três que são usadas com mais frequência. Essas três técnicas podem ser utilizadas sozinhas ou em combinação umas com as outras.

  • Levantamento topográfico do plano

    Levantamento topográfico do plano

    Um dos métodos de levantamento topográfico mais comumente usados, ele parte do princípio de que a Terra é uma superfície plana e ignora sua curva.

  • Levantamento topográfico geodésico

    Levantamento topográfico geodésico

    Utilizado para levantamento topográfico de grandes áreas, esse método leva em conta a curvatura da Terra.

  • Levantamento topográfico aéreo

    Levantamentos topográficos aéreos

    Os dados são coletados de cima por meio de drones, aviões e outras aeronaves.

Destaques do software de levantamento topográfico

Comparar
Saiba mais

Veja como os clientes estão usando o software de levantamento topográfico do solo

  • Ponte do Rio Bouregreg, no Marrocos

    EGIS

    6 empresas, 3 continentes, 1 ponte

    A construção da mais longa e mais alta ponte sustentada por cabos da África, no Marrocos, reuniu seis empresas para colaborar em três continentes.

  • Modelo do novo WWTP Zimmerberg

    HUNZIKER BETATECH AG

    Modernização da infraestrutura de água envelhecida

    A empresa de engenharia foi encarregada de combinar duas estações de tratamento de esgoto envelhecidas em um local. Uma tarefa que só poderia ser realizada usando a BIM.

  • Uma seção da Havelland Autobahn sendo estendida

    WAYSS & FREYTAG INGENIEURBAU AG

    BIM na pista rápida: a extensão da Havelland Autobahn

    A Autobahn está entre os projetos-piloto de BIM do roteiro do governo para 2020. A rota será ampliada para seis pistas, enquanto o tráfego permanecerá aberto.

Tutoriais de software de levantamento topográfico do solo

  • Guia do Mochileiro do AutoCAD

    Guia do Mochileiro para Princípios Básicos do AutoCAD

    Este guia apresenta os comandos essenciais necessários para criar desenhos 2D no AutoCAD

  • Projeto de levantamento topográfico no Civil 3D

    Tutoriais de levantamento topográfico no Civil 3D

    Descubra o guia para os comandos básicos necessários para criar e modificar levantamentos topográficos no Civil 3D.

  • Tour da interface do usuário do AutoCAD no AutoCAD

    Guia de introdução ao AutoCAD

    Explore a série de vídeos sobre o guia de introdução ao AutoCAD. 

Recursos de levantamento topográfico do solo

Perguntas frequentes sobre levantamento topográfico do solo

O primeiro princípio básico do levantamento topográfico é que a posição de qualquer ponto deve ser determinada medindo de pelo menos dois outros pontos de referência. A segunda é trabalhar "do todo à parte": ao fazer levantamentos topográficos, toda a área a ser levantada deve ser estabelecida primeiro com precisão, usando pontos de controle. 

O levantamento topográfico do solo é importante por diversos motivos. Ele cria a base jurídica e as provas da propriedade do solo e pode ser utilizado para resolver litígios de propriedade. É também vital para determinar e planejar as posições de novas construções, como estradas e edifícios, e permite acumular conhecimentos e mapas detalhados de grandes áreas para diversos fins.

Os topógrafos fazem uso extensivo de software CAD (projeto assistido por computador), pois permite que eles visualizem e apresentem com precisão as informações sobre as áreas cujo levantamento topográfico estão fazendo. A modelagem CAD permite que eles produzam uma representação virtual das características de edifícios, paisagens e muito mais. Ela pode até mostrar como a construção e as melhorias futuras alterarão a área. O software CAD é considerado particularmente flexível e eficiente em termos de tempo, pois as mudanças podem ser feitas facilmente a qualquer momento. Isso também pode levar a uma maior precisão.

A digitalização a laser (inglês) é um método popular de levantamento topográfico do solo que pode medir e coletar dados com precisão de objetos, superfícies, edifícios e paisagens. Os scanners a laser modernos podem coletar nuvens de pontos detalhadas e, com o software de processamento de nuvem de pontos, esses conjuntos de dados podem criar modelos 3D digitais do ambiente digitalizado.

Há inúmeros tipos de levantamento topográfico do solo, incluindo:

  • Levantamento ALTA/ACSM – um levantamento topográfico de título do solo para propriedades residenciais e comerciais que inclui detalhes de limites de propriedade, melhorias de solo, invasões e muitos outros recursos.
  • Levantamento topográfico de limites – usado para definir os limites de uma propriedade ou de um terreno.
  • Levantamento topográfico de construção – usado para informar a construção de edifícios, estradas e outras estruturas.
  • Levantamento topográfico de localização – identifica a localização das melhorias em um terreno em relação aos limites de propriedade.
  • Levantamento topográfico de planejamento do terreno – normalmente usado para obter permissão de planejamento e incluir localizações de edifícios existentes, melhorias propostas e recursos naturais.
  • Levantamento topográfico de subdivisão – necessário ao dividir um terreno em lotes separados menores.
  • Levantamento topográfico – identifica em detalhes os recursos naturais e feitos pelo homem dentro de uma área.

Sim. Visite o Knowledge Network para saber mais sobre levantamento topográfico do solo e recursos de levantamento topográfico do Civil 3D. Esse software contém um conjunto completo de ferramentas que os topógrafos podem usar para fazer o download e processar as informações do levantamento topográfico, executar ajustes nos dados da rede e transversais, além de importar pontos de levantamento topográfico para desenhos 3D.

Sejam bem-vindos clientes da ${RESELLERNAME}

Opte por participar para receber suporte de revendedor

Aceito que a Autodesk partilhe o meu nome e endereço de e-mail com a ${RESELLERNAME} para que esta fique apta a fornecer suporte de instalação e a enviar-me comunicações de marketing.  Compreendo que o Revendedir será o responsável pela forma como estes dados serão utilizados e geridos.

O e-mail é obrigatório O e-mail introduzido é inválido.

${RESELLERNAME}