GERENCIAMENTO DE CONTAS PARA ADMINISTRADORES

Fazer a transição para uma assinatura de usuário nomeado


Os administradores podem seguir estas etapas para fazer a transição de uma assinatura multiusuário para uma assinatura de usuário único.

Etapas para fazer a transição para a sua assinatura de usuários nomeados.

 

A seguir, você verá como fazer a transição de uma assinatura multiusuário para uma assinatura de usuário único (usuário nomeado).

  1. Adicione usuários. Consulte Adicionar usuários na Autodesk Account.

  2. Atribua usuários à sua assinatura. Consulte Atribuir usuários a produtos.

  3. Atualize seu tipo de licença para assinatura de usuário nomeado. Consulte Usar a ferramenta de suporte de licenciamento da Autodesk para atualizar todos os dispositivos de desktop.

  4. Informe seus usuários sobre o novo processo de login. Consulte Executar seu software.

Embora isso não seja necessário para começar a usar sua nova assinatura de usuário nomeado, você deve desativar seus servidores de licença para garantir que os usuários não possam continuar a acessar licenças de rede. Consulte Desinstalar o Network License Manager no Windows.

O vídeo a seguir contém mais informações sobre como fazer a transição para uma assinatura de usuário nomeado e os requisitos de qualificação.

Vídeo: quatro etapas para fazer a transição para uma assinatura de usuário nomeado

Instruir os usuários a atualizar seus próprios dispositivos de desktop

Os usuários podem alternar o tipo de licença para usuário único (usuário nomeado) em produtos instalados nos seus dispositivos. Compartilhe estas etapas com seus usuários para alterar o tipo de licença de produtos já instalados.

 

2020 e versões posteriores

 

Veja a seguir como redefinir seu tipo de licença usando o License Manager. Se sua licença de avaliação tiver expirado, clique em Já tem uma licença, na parte inferior da caixa de diálogo Versão de avaliação expirada.

  1. Inicie o software. 

  2. Na barra de título, clique em sua conta > Gerenciar licença. 

    Observação: Se você não vir sua conta na barra de título, clique em Ajuda > Sobre > Gerenciar licença.

  3. Na janela Gerenciador de licenças, selecione Gerenciar tipo de licença. Será exibida a tela "Introdução".
  4. Selecione usuário único.

Se a janela Introdução não for exibida ou o software não abrir, consulte Guia de ferramentas do Autodesk Licensing Installer Helper.

 

Versões 2017, 2018 e 2019

  1. Na barra de título, clique em sua conta > Gerenciar licença. 

  2. Selecione Gerenciar licenças.

  3. Na janela Gerenciador de licenças, selecione Gerenciar tipo de licença. Será exibida a tela Introdução. 

    • Se a janela Introdução for exibida, selecione usuário único.

 

Se a janela Introdução não for exibida ou o software não abrir, consulte Como alterar ou redefinir uma licença do software Autodesk para as versões 2019, 2018 e 2017 de produtos da Autodesk.


Usar a ferramenta de suporte de licenciamento da Autodesk para atualizar todos os dispositivos de desktop

Os administradores atualizam todos os dispositivos para todos os usuários com a ferramenta automatizada que altera o tipo de licença para produtos 2017 e mais recentes. Para executar a ferramenta, os usuários devem ser capazes de se conectar à rede da sua organização. Há três maneiras de atualizar a licença:

  • Listar produtos licenciados: exibe uma lista dos produtos licenciados instalados em um desktop, incluindo a chave e a versão do produto. Por exemplo, a chave e a versão do produto para o AutoCAD 2020 são 001L1_2020.0.0.F.

  • Redefinição de licença global: altera o tipo de licença de todos os produtos instalados em um sistema para uma assinatura de usuário nomeado.

  • Redefinição por produto: altera o tipo de licença de um produto com base na chave do produto para uma assinatura de usuário nomeado. 

Essa ferramenta pode ser usada no Windows, Mac e Linux, e ser executada manualmente em cada computador ou implementada por meio de uma ferramenta de implementação de software, como o Microsoft System Center.

 

2017 e versões posteriores (2020 e posteriores para Maya, MotionBuilder e Mudbox)

 

Os usuários poderão continuar usando seus produtos enquanto a ferramenta estiver em execução, mas precisarão reiniciar seus produtos e fazer login quando a atualização for concluída.

O Serviço de licenciamento de desktop da Autodesk precisa estar instalado e em execução para usar a Ferramenta de suporte de licenciamento da Autodesk. O uso dessa ferramenta é regido pelos Termos de Uso da Autodesk (Inglês).

  1. Baixe e extraia a Ferramenta de autosuporte de licenciamento da Autodesk (AdskLicensingSupportTool.exe) aqui: Ferramenta de suporte de licenciamento.
  2. Abra uma janela de prompt de comando ou de terminal e use o seguinte procedimento, dependendo do seu sistema operacional.

    Windows

    • Pressione Windows + R para abrir a janela Executar.
    • Digite cmd e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir o prompt de comando como Administrador.
    • Navegue até o diretório da ferramenta de suporte, por exemplo, cd c:\Autodesk\Scripts

    macOS

    • Pressione Command + Space para abrir a barra de pesquisa.
    • Digite Terminal. Quando o Terminal.app for exibido, pressione Enter.
    • Insira cd ~/Downloads/AdskLicensingSupportTool

    Linux

    • Abra uma janela de terminal e navegue até o diretório da ferramenta de suporte, por exemplo, cd ~/Downloads/AdskLicensingSupportTool

  3. Execute a ferramenta e verifique a versão

    Windows

    • AdskLicensingSupportTool.exe -v

    macOS

    • sudo ./AdskLicensingSupportTool.app/Contents/MacOS/AdskLicensingSupportTool -v

    Linux

    • sudo ./AdskLicensingSupportTool -v

  4. Redefina o método de licenciamento. Todos os exemplos abaixo são para o Windows, mas as opções são as mesmas para todas as plataformas.
    • Para listar os produtos da Autodesk instalados que estão registrados com o licenciamento de desktop da Autodesk, insira AdskLicensingSupportTool.exe -i
    • Para alterar o método de licenciamento para usuário nomeado de um produto, insira AdskLicensingSupportTool.exe -r product_key:USER O valor de product_key pode ser uma única chave de produto, uma lista separada por vírgulas de chaves de produtos ou a palavra-chave ALL. Para chaves de produto, consulte Pesquisar chaves de produto. Deve ser especificada pelo menos uma chave do produto ou a palavra-chave ALL. Observação: se o método de licença (USER) não for especificado, NONE será usado. Para produtos mais antigos, NONE abre a janela "Introdução" quando você inicia o produto.
    • Para definir todos os produtos para o método de licenciamento USER, insira AdskLicensingSupportTool -r ALL:USER
    • Para definir a chave do produto 829N1 (Revit 2022) como o método de licenciamento USER, insira AdskLicensingSupportTool -r 829N1:USER
    • Para definir as chaves de produto 128L1, 426I1 e 829L1 para o método de licenciamento USER, insira AdskLicensingSupportTool -r 128L1,426I1,829L1:USER
    • Para definir todos os produtos para o método de licenciamento USER, insira AdskLicensingSupportTool -r ALL:USER
    • Para limpar o método de licenciamento de todos os produtos, insira AdskLicensingSupportTool -r ALL
    • Para limpar o método de licenciamento da chave do produto 128L1 (definida como Nenhum), insira AdskLicensingSupportTool -r 128L1
    • Para limpar o método de licenciamento (definido como Nenhum) para as chaves de produto 128L1, 426I1 e 829L1, insira AdskLicensingSupportTool -r 128L1,426I1,829L1
  5. (opcional) Para garantir que os usuários possam fazer login, verifique se os serviços de licenciamento necessários podem ser acessados.

Quando você redefine o método de licenciamento de um ou vários produtos, a ferramenta procura a chave do produto. Se ela não for encontrada, você verá uma mensagem Chave de produto inválida ou não registrada, mas outros produtos especificados foram alterados com êxito. A ferramenta não redefine produtos beta da Autodesk.


Precisa de ajuda? Pergunte ao Autodesk Assistant!

O assistente pode ajudar você a encontrar respostas ou falar com um agente.


Qual é o seu nível de suporte?

Diferentes planos de assinatura oferecem categorias distintas de suporte. Saiba qual é o nível de suporte do seu plano.

Visualizar níveis de suporte