Instalação para administradores

Criar implantações na Autodesk Account

Na maioria das versões 2022 e posteriores, você cria implantações pela Autodesk Account (somente produtos Windows).

Para a maioria das versões anteriores a 2022, o instalador clássico é usado para criar implantações. Consulte Criar implantações com base no instalador clássico.

Observação: Algumas versões de produtos anteriores a 2022 também oferecem suporte a implantações pela Autodesk Account:

  • 3ds Max 2021
  • Maya 2020
  • Maya LT 2020
  • Revit 2021.1
  • VRED 2021

Selecionar e personalizar os produtos

  1. Entre na sua conta da Autodesk Account em manage.autodesk.com.
  2. Selecione Instalação personalizada no painel de navegação à esquerda.
  3. Se esta for a primeira vez que você acessou a página, ou se não tiver um pacote salvo, clique em Criar sua primeira implantação.
  4. Selecione o tipo de licença.
  5. Na seção Adicionar um produto, selecione um ou mais produtos para adicionar ao pacote de implantação. Se você não vir um produto listado, será possível fazer download na página Todos os produtos e serviços e selecionar Criar implantação no instalador.

    Quando você seleciona produtos, é possível personalizá-los no painel direito. É possível selecionar a versão a ser incluída na implantação. Todos os instaladores necessários para essa versão são incluídos na implantação. Também é possível adicionar aplicativos opcionais ou especificar um local de armazenamento para o conteúdo, incluindo modelos, materiais e desenhos.

    As configurações personalizadas se aplicam a cada instância do produto instalado da implantação. Após criar a implantação, não será possível alterar essas configurações. Os números de série e as chaves de produto aparecem automaticamente de acordo com o tipo de licença. 

    Observação: As definições de configurações variam de acordo com o produto. Para obter mais informações, consulte as instruções de instalação do produto.

Inserir as configurações e criar a implantação

  1. Após selecionar os produtos desejados no pacote de implantação, clique em Avançar para ir para as Configurações de instalação. É possível voltar à etapa anterior clicando no cabeçalho da seção.
  2. Insira um nome de pacote. Esse nome aparece em nomes de arquivos e identifica a implantação após ela ter sido criada no seu compartilhamento de rede. Indique a quem o pacote se destina e quais produtos estão incluídos. Use um nome de arquivo válido no Windows.
  3. (Opcional) Insira uma descrição do pacote. Isso ajudará a compreender o conteúdo do pacote quando você o visualizar em uma lista.
  4. Para o tipo de instalação, selecione Implantar. (Se você escolher Instalar, crie um pacote de produtos para instalar no seu próprio dispositivo.)
  5. Insira um caminho da imagem de implantação. Essa é a localização no compartilhamento de rede em que a implantação foi criada. É possível usar um nome de caminho UNC (Convenção de Nomeação Uniforme) ou uma letra de unidade e um caminho, por exemplo: \\servername\path  ou C:\Autodesk\Deployments. Use um caminho de pasta válido do Windows.
  6. Insira um caminho do arquivo de log da implantação, caso seja necessário. O caminho padrão é mostrado na ilustração. Cada instalação da implantação gravará informações de diagnóstico nesse log. Use um caminho de pasta válido do Windows.
  7. Se você tiver selecionado o tipo Licença de rede, adicione as informações do servidor de licenças clicando em Especificar servidor de licenças e, em seguida, clique em Salvar.
  8. Expanda Opções avançadas para fazer outras alterações no pacote, como alterar o caminho padrão da instalação.

    Image showing the Enter package details dialog
  9. Confirme as configurações no Resumo da implantação no painel direito.
  10. Clique na caixa de seleção para concordar com os Termos de uso.
  11. Clique em Fazer download ou em Salvar. O download coloca o executável de criação da implantação na pasta Downloads (ou outra, especificada nas configurações do navegador). Esse arquivo tem aproximadamente 10 MB e inclui a configuração da implantação e o executável que cria a implantação. A opção Salvar permite salvar o pacote sem baixá-lo.

    Observação: Neste ponto, as imagens do produto não são transferidas por download.
  12. Quando o download estiver pronto, clique duas vezes no arquivo obtido por download para criar a implantação. Quando terminar, será possível fechar a ferramenta de implantação ou visualizar a implantação na pasta de implantações.

    Image showing the Creating deployment progress bar from Autodesk Account

Instalar a implantação

Para instalar a implantação em uma estação de trabalho, siga um destes procedimentos:

Instalação manual usando o arquivo em lote

É possível executar manualmente o arquivo em lote para instalar o produto em uma estação de trabalho. Na pasta da implantação, o arquivo Instalar <nome da implantação>.bat contém os parâmetros da linha de comando que você utiliza para instalar o produto.

Image showing the deployment folder

 

O arquivo em lote também é um bom recurso para criar um script de instalação do Configuration Manager. Embora o script use caminhos completos para os arquivos de configuração, você pode usar caminhos relativos. Além disso, há um arquivo Summary.txt que fornece informações detalhadas sobre cada instalador de aplicativo incluído na implantação, como o nome do instalador e seu número de compilação. Para uma instalação completamente silenciosa, transforme a primeira linha do arquivo em lote em comentário e remova o comentário da segunda linha. Nesse caso, não é exibida nenhuma interface do usuário. (A instalação padrão do arquivo em lote tem uma interface de usuário mínima.)

Observação: Você precisa de privilégios administrativos para executar o arquivo de bootstrap transferido por download.

Testar a implantação

Antes de distribuir produtos para as estações de trabalho, execute a implantação em uma estação de trabalho de teste para garantir que tudo esteja funcionando corretamente. 

  1. Usando um perfil de usuário típico, entre em um computador cliente com um perfil que não tenha permissões de administrador.
  2. Execute o produto para verificar se: 
    • Não há erros de licenciamento.
    • Os principais recursos essenciais para o seu trabalho estão funcionando como esperado. 
    • Todas as atualizações, personalizações e complementos foram corretamente aplicados.