Instalação para administradores

Configurar um arquivo de opções

Crie um arquivo de opções e use-o para definir uma expiração de licença ou para configurar a concessão de licenças. Para obter informações completas sobre arquivos de opções, consulte Gerenciar o arquivo de opções no arquivo PDF do Guia de administração de licenças do FLEXnet Publisher instalado com o Network License Manager (NLM). Para exibir esse guia em formato PDF, consulte a pasta Network License Manager no servidor de licenças.

Criar um arquivo de opções

É possível criar arquivos de opções para um ou mais servidores e gerenciar licenças de rede por meio desses arquivos. Se você não precisar dos recursos do arquivo de opções, não precisará criar arquivos de opções para todos os servidores.

Se o arquivo de opções definir controles com base em recursos de produtos, esses controles se aplicarão aos produtos, quer você esteja em um plano de manutenção ou em uma assinatura multiusuário. No entanto, se você definir controles no nível do pacote de produtos, poderá separar os assentos do plano de manutenção das assinaturas multiusuário.

Para ativar um arquivo de opções, salve-o e, em seguida, releia o arquivo de licença.

  1. Abra um editor de texto, como o Bloco de notas (Windows) ou o TextEdit (macOS). Insira os comandos e parâmetros conforme especificado para o log do relatório ou outras operações.
  2. Defina adskflex.opt como nome do arquivo e salve-o no local em que você salvou o arquivo de licença de rede.
    Observação: Certifique-se de salvar o arquivo com a extensão .opt. O NLM não reconhece .txt.
  3. Leia novamente o arquivo de licença no servidor.
    • Em um servidor Windows, use o utilitário LMTOOLS instalado com o NLM e selecione Reler arquivo de licença.
    • Em um servidor macOS ou Linux, abra uma janela do Terminal, navegue até a pasta do Autodesk Network License Manager (flexnetserver) e insira a seguinte sequência de caracteres:
      ./lmutil lmreread -c @hostname-all
      
  4. Verifique o arquivo de log para certificar-se de que o arquivo de opções foi lido. Se ele não tiver sido lido, pare e reinicie o servidor de licenças.

Veja a seguir alguns controles comuns que você pode configurar usando um arquivo de opções.

Definir uma expiração de licença

Defina um limite de tempo para a alocação de uma licença a um computador inativo antes que o servidor a recupere. Se o computador voltar a ficar ativo, o servidor emitirá uma nova licença. Se uma licença não estiver disponível, o usuário receberá um alerta.

Abra o arquivo de opções em um editor de texto e insira um dos seguintes comandos em uma linha separada.

  • TIMEOUT feature_code n
    
    Aqui, feature_code é o nome do produto e n é o número de segundos de inatividade antes que o servidor retome a licença. Por exemplo:
    TIMEOUT 66800REVIT_F 7200
    
    significa que a expiração da licença do Revit é de 7.200 segundos, ou duas horas.
  • TIMEOUTALL n
    
    Aqui, o tempo limite é para todos os produtos, em que n é o número de segundos antes que o servidor retome um produto inativo da Autodesk.

Configurar a concessão de licenças

É possível permitir a concessão de licenças sem usar um arquivo de opções. No entanto, um arquivo de opções fornece maior controle sobre o tempo de concessão da licença.

  1. Abra o arquivo de opções em um editor de texto e insira o seguinte em uma linha separada.
    BORROW_LOWWATER feature_code n
    
  2. Aqui, feature_code especifica o produto e n é o número mínimo de licenças que devem permanecer no servidor. Quando esse número for atingido, não podem ser concedidas mais licenças.
  3. Insira o seguinte na próxima linha:
    MAX_BORROW_HOURS feature_code n
    
    Aqui, feature_code especifica o produto e n é o número máximo de horas que uma licença pode ser concedida.

Observação: As licenças são concedidas em múltiplos de 24 horas.